Pular para o conteúdo
Política

Justiça condena ex-prefeito de Naviraí por improbidade em caso de nomeações irregulares

Leandro Peres de Matos terá de pagar multa por extrapolar número de comissionados permitidos
Arquivo -

A Justiça Estadual condenou o ex-prefeito de Naviraí Leandro Peres de Matos por administrativa. A decisão de seu no âmbito de uma ação civil pública que denunciou contratações irregulares para cargos comissionados na prefeitura, em 2013.

De acordo com a denúncia oferecida em 2016 pelo (Ministério Público Estadual), a gestão de Léo Matos – como é conhecido – atropelou a legislação municipal ao nomear e manter no quadro de funcionários mais encarregados de setor do que o número de cargos efetivamente criados, de 75. O ex-prefeito nomeou 83 comissionados diferentes para a função, entre janeiro e julho de 2013.

Matos justificou que o erro se deu em razão da fase de transição de gestões, entre 2012 e 2013, pois os servidores comissionados nomeados pela administração anterior não haviam sido exonerados. O ex-prefeito ainda alegou que abriu um procedimento administrativo interno para apurar as responsabilidades pelas contratações irregulares, investigação que acabou em punição ao então gerente de Recursos Humanos Josmar de Assis Selva – também réu na ação civil pública e agora condenado.

Os argumentos convenceram em parte o juiz da Segunda Vara Cível de Naviraí, Eduardo Lacerda Trevisan. Expedida no último dia 21 e publicada hoje (25), a sentença condenatória entendeu que houve ofensa aos princípios da administração pública, em especial ao princípio da legalidade, mas amenizou as penas devido ao procedimento administrativo aberto e ao curto período em que persistiram as irregularidades.

O magistrado condenou Leandro Peres de Matos e Josmar de Assis Selva ao pagamento de multa de um salário cada, no valor equivalente à remuneração recebida pelos cargos que ocupavam à época. Os números deverão ser corrigidos por juros e inflação, e revertidos aos cofres da prefeitura de Naviraí.

Os condenados ainda podem recorrer da decisão.

Léo Matos tentou a reeleição em 2016, mas perdeu. No ano passado, voltou a concorrer ao Executivo municipal de Naviraí como vice-prefeito, porém, acabou derrotado outra vez.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Santa Casa vai ao STJ para ‘acelerar’ repasse de R$ 46 milhões retidos desde a covid

De emprego a beleza, ‘Todos em Ação’ leva mais de 200 serviços gratuitos ao Distrito de Anhanduí

Advogada que se pendurou no 12º andar para salvar família de incêndio está em estado gravíssimo

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Em surto, homem é ferido a tiros após tentar atacar PM com faca em Angélica

Últimas Notícias

Cotidiano

Responsável por 97% da produção em cativeiro de MS, Conabio quer proibir cultivo da tilápia

Reunião para decidir o futuro do cultivo da espécie está marcada para novembro

Brasil

EUA: plano piloto oferece tarefas digitais remuneradas a motoristas da Uber

Mini tarefas terão valores variados e devem ser concluídos entre uma corrida e outro; função não está disponível no Brasil

Cotidiano

Para celebrar tratado entre Brasil e Japão, Suguru Ikeda faz show gratuito em Campo Grande

Evento será realizado pela Associação Okinawa de Campo Grande nesta terça-feira (21)

Polícia

Acusado de matar Andrea a tiros é preso sete dias após feminicídio em Bandeirantes

Arma utilizada para matar Andreia foi encontrada escondida no terreno na casa do pai do autor