Pular para o conteúdo
Política

MDB abandona Simone Tebet, que lança candidatura independente à presidência do Senado

Sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB) confirmou há pouco decisão de seguir como candidata independente na disputa pelo comando da Casa.
Arquivo -

Simone Tebet (MDB-MS) anunciou há pouco, em coletiva transmitida pelas redes sociais, que agora é candidata independente à presidência do Senado. A sul-mato-grossense perdeu o apoio do próprio partido, que decidiu se aliar ao adversário, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Segundo noticiado por parte da imprensa nacional, o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), admitiu que não há unidade na bancada do partido em torno do nome de Simone. A legenda tem 15 parlamentares, maior representação na Casa.

Além disso, articuladores da campanha de Pacheco – o atual presidente do Senado, (DEM-AP), é o principal deles – ofereceram ao MDB a primeira vice-presidência, em troca de apoio ao democrata. O partido ainda manteria a segunda secretaria, atualmente ocupada pelo líder do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso, Eduardo Gomes (TO).

“Passo a ser candidata independente. Gostaria de agradecer o líder da minha bancada, senador Eduardo Braga, que esteve comigo até o último minuto tentando construir minha candidatura dentro do partido e já declarou seu voto a mim”, declarou, em entrevista coletiva, na tarde de hoje (28).

“Há dois anos, abri mão da minha candidatura por um projeto que visava a independência. Hoje, a independência do Senado Federal está comprometida, porque temos um candidato do governo federal. Nos momentos mais difíceis do Brasil, o Senado achou saída para a crise. Não é possível dar uma saída aos problemas se não tivermos a absoluta independência”, continuou Simone, em referência ao apoio de Bolsonaro a Rodrigo Pacheco.

A emedebista defendeu a volta do auxílio emergencial e das reformas, principalmente a tributária, “que garanta justiça social, onde quem ganha menos, tenha que pagar proporcionalmente menos”. Ela ainda reforçou o fato de ser a primeira mulher candidata ao cargo e prestou homenagem às médicas e enfermeiras no enfrentamento à de covid-19.

“Não me considero candidata avulsa. Represento um grupo de senadores que contam comigo, e o compromisso desse grupo é com a independência do Senado. Nossa campanha começa agora novamente”, afirmou. Veja a entrevista completa:

Sul-mato-grossense mira apoio de dissidentes e independentes

Após pouco mais de duas semanas de campanha, Simone conseguiu os apoios integrais de Cidadania e PSB. O Podemos anunciou adesão, mas liberou dissidentes. No PSDB, a sul-mato-grossense tem três dos sete votos.

Se por um lado Simone Tebet perde força dentro do MDB, por outro ela pode ganhar o reforço da ala mais independente do Senado. Ainda existe a possibilidade de Major Olimpio (PSL) recuar de sua candidatura.

Já Rodrigo Pacheco articulou os apoios formais de DEM, PDT, PL, , PT, PP, PSD, PSC e Republicanos. Agora, também do MDB. Bolsonaro endossa seu nome.

A eleição para a presidência do Senado será no dia 1º de fevereiro, em sessão presencial. A votação é secreta.

Há dois anos, Simone Tebet tentou disputar presidência

Em 2019, Simone Tebet enfrentou situação parecida em disputa interna para ser candidata à presidência do Senado. Na época, recuou perante o grupo liderado por Renan Calheiros (MDB-AL), que saiu candidato e acabou derrotado por Davi Alcolumbre. A sul-mato-grossense apoiou o segundo.

Agora candidata, Simone sonha em ser a primeira mulher presidente do Senado e, consequentemente, do Congresso Nacional. Seu pai, Ramez Tebet, ocupou o cargo entre 2001 e 2003. Ele morreu em 2006.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Patrícia Poeta vai às lágrimas ao expor quadro de saúde do filho; saiba o que aconteceu

Deputado Pedrossian Neto passa por cirurgia para retirada da tireoide

trump

Trump reafirma que shutdown abriu espaço para cortes permanentes em programas democratas

Foragido é atacado com garrafada de cerveja na cabeça após discussão em Dourados

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

É AMANHÃ: Supercopa de Vôlei tem ingressos a partir de R$ 40; saiba como garantir o seu

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

figueira

Figueira condenada por incêndios na Vila Ipiranga será removida na próxima semana

Últimas Notícias

Cotidiano

Após trégua, Serra do Amolar volta a registrar focos de incêndio

Brigadistas permanecem no local para combate de novos focos

Cotidiano

Transformador explode e fios atingem veículos de concessionária de luxo em Campo Grande

Moradores da região do Bairro Itanhangá ficaram sem energia nesta manhã

Polícia

Homem é preso após abrir perfil fake e divulgar fotos íntimas de ex-namorada

Suspeito foi preso em flagrante pelos crimes de divulgação de vídeo íntimo com o fim vingança e humilhação, perseguição e descumprimento de medidas protetivas de urgência

Polícia

Kombi fica destruída após pegar fogo durante entrega de pães em avenida de Corumbá

Motorista estava entregando pães pela cidade quando percebeu cheiro de queimado e notou a frente da Kombi em chamas