Pular para o conteúdo
Política

Membro da bancada feminina, Soraya aguarda PSL para anunciar voto à presidência do Senado

Colega de bancada feminina e de estado, Simone Tebet (MDB-MS) é candidata ao comando do Senado e ainda sonha com apoio de Soraya.
Arquivo -

A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) declarou ao Midiamax que vai esperar a definição de seu partido para decidir seu voto à presidência do Senado. O voto de Soraya, membro da bancada feminina, pode levar o Senado Federal a um momento histórico, pois, se eleita, (MDB-MS) será a primeira mulher a presidir o Congresso Nacional.

A indefinição se deve a Major Olímpio (PSL-MS). Embora diante de uma vitória improvável, o senador se lançou candidato à presidência da Casa. Mas o aceno ainda pode não se oficializar, conforme sinalizou Soraya Thronicke.

“Ele [Major Olímpio] disse que vai [ser candidato], mas não depende só dele. Acho que o PSL vai ser o último a declarar. Nós não nos posicionamos ainda”, disse ela, que participou da posse do desembargador Carlos Eduardo Contar na presidência do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), na última sexta-feira (22).

“Eu vou acompanhar o partido e o partido ainda não se definiu, ainda estamos calados. Vou ter que ir na linha do meu partido. Tem que respeitar”, completou.

Acontece que a bancada do PSL é composta apenas por Soraya e Major Olímpio. O segundo já se descolou da figura do presidente Jair Bolsonaro – hoje sem partido, mas eleito pela mesma sigla. Soraya, por outro lado, não.

O alinhamento ideológico com Bolsonaro importa, uma vez que ele apoia o principal adversário de Simone Tebet na corrida pelo comando do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O rival já teria os 41 votos necessários para ser eleito, enquanto a sul-mato-grossense contaria com aproximadamente 30. Compõem o senado 81 senadores, as mudanças ocorrem até o momento da votação. O voto para a eleição é secreto, o que torna o resultado imprevisível. 

Assim, a emedebista chega na reta final da campanha tentando “virar” votos. Simone defende a independência do Senado, nem a favor nem contra o presidente. Em entrevista ao jornal Estado de Simone chegou a declarar que não vê cenário propício para um impeachment de Bolsonaro.

Sem Soraya, Simone tem metade dos votos da bancada feminina no Senado

Na bancada feminina, a sul-mato-grossense já teria metade dos 12 votos. Além de seu próprio, Simone conta com os apoios de Leila Barros (PSB-DF), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Rose de Freitas (MDB-ES) e Nilda Gondim (MDB-PB), segundo levantamento do Estadão.

Mas a emedebista já adiantou que Soraya deve votar nela caso a candidatura de Major Olímpio não se concretize. Durante agenda em com o candidato à presidência da , Baleia Rossi (MDB-SP), Simone Tebet revelou “conversa positiva” com a colega do PSL.

As eleições no Congresso ainda não têm data definida, mas devem ser realizadas na primeira semana de fevereiro, assim que o parlamento voltar do recesso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova regras para julgamentos do STF e envia texto ao Senado

Casal é preso em flagrante por violência física e psicológica contra idosa

tcu br-163 ministro

TCU: persistem indícios de irregularidades graves em 15 obras fiscalizadas

Dólar tem leve alta com cautela externa e fiscal, mas fecha abaixo de R$ 5,40

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

Novela gravada em Campo Grande aposta em formato vertical para redes sociais

Últimas Notícias

Brasil

Câmara aprova urgência para votar projeto que cria bancada cristã

Além disso, o líder da bancada terá direito de participar das reuniões de líderes da Câmara

Cotidiano

Corredor morre na Santa Casa dez dias após passar mal na Corrida do Pantanal

Ele foi socorrido por médicos durante o evento esportivo

Esportes

Bahia bate Internacional em jogo atrasado e encosta no G-4 do Brasileirão

Se colocou em boa posição na briga por vaga na Copa Libertadores 2026

Cotidiano

VÍDEO: Shopping Campo Grande fica sem energia elétrica

Segundo a shopping, houve uma indisponibilidade que causou a queda da energia