Pular para o conteúdo
Política

Morre o ex-deputado federal Bonifácio Andrada

Morreu no início da noite desta terça-feira (5), aos 90 anos, o ex-deputado federal Bonifácio Andrada, vítima de complicações decorrentes da Covid-19. Ele estava internado em Belo Horizonte desde o dia 16 de dezembro. Andrada foi deputado federal por dez mandatos consecutivos e integrou a Assembleia Nacional Constituinte, exercendo 60 anos de atividade parlamentar. Foi […]
Arquivo -

Morreu no início da noite desta terça-feira (5), aos 90 anos, o ex- Bonifácio Andrada, vítima de complicações decorrentes da Covid-19. Ele estava internado em desde o dia 16 de dezembro.

Andrada foi deputado federal por dez mandatos consecutivos e integrou a Assembleia Nacional Constituinte, exercendo 60 anos de atividade parlamentar. Foi o político mais longevo do país.

, jornalista, cientista político, doutor em direito público, professor

universitário e político, era reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e presidente da Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada (Funjobe) – entidade mantenedora da Faculdade de Medicina de Barbacena, criada por ele. Era, ainda, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.

História

Nascido no dia 14 de maio de 1930, Bonifácio Andrada era filho do ex-presidente da Câmara dos Deputados José Bonifácio Lafayette de Andrada e descendente direto — da quinta geração — do patriarca da Independência Nacional José Bonifácio de Andrada e Silva.

Seus primeiros passos na política foram no ambiente estudantil. Em 1951 foi secretário-geral do departamento estudantil da UDN e, no ano seguinte, elegeu-se presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE). Foi eleito vereador em Barbacena em 1954 e fundou, no mesmo ano, juntamente com seu pai, o jornal Correio da Serra — ainda em circulação.

Em 1955 foi Oficial de Gabinete do Ministro da Agricultura do governo Café Filho. Depois, elegeu-se deputado estadual por quatro mandatos consecutivos. Neste período foi secretário da Educação do Estado no governo Magalhães Pinto, relator da Constituição Mineira de 1967 e presidente da Assembleia Legislativa de MG (1968). De 1975 a 1978 ocupou a secretaria do Interior e Justiça do Estado, durante o governo Aureliano Chaves.

Em 1979 foi eleito pela primeira vez deputado federal. Permaneceu na Câmara por dez mandatos consecutivos, até 2018. Durante este longo período como parlamentar foi vice-líder do governo do presidente João Figueiredo; presidente da Comissão de Constituição e Justiça; procurador Parlamentar da Câmara; candidato a vice-presidente da República na chapa de Paulo ; presidente da Comissão Especial de Consolidação da Legislação Brasileira; secretário de Estado de Administração e Recursos Humanos durante a gestão do governador Hélio Garcia (MG); relator do Tratado que criou o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil; e um dos relatores do projeto do Novo Código Civil Brasileiro.

Ainda como deputado federal, Andrada votou a favor do impeachment da presidenta da República Dilma Rousseff e foi o relator do processo de impeachment do presidente da República Michel Temer, em 2018. Andrada deixa oito filhos, entre eles o também deputado federal Lafayette Andrada (Republicanos – MG).

Cerimônia fúnebre

O sepultamento está marcado para esta quarta-feira (6) em Barbacena (MG), cidade onde nasceu Bonifácio Andrada. Devido às normas para evitar

aglomerações em decorrência da pandemia, a cerimônia fúnebre será restrita aos familiares.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump pede à Suprema Corte para autorizar envio da Guarda Nacional para Chicago

Em Campo Grande, Dani Lins destaca importância de exemplo para novas gerações

Caso Ruy Ferraz Fontes: 7° suspeito de participar da morte de ex-delegado-geral é preso

Camila Brait anuncia última Superliga, mas Luizomar quer convencê-la a seguir no Osasco

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Defesa Civil alerta para os riscos aos banhistas no período de vazante do Rio Paraguai

Últimas Notícias

Esportes

Supercopa de Vôlei: treinadores projetam final entre Osasco São Cristóvão e Sesi Bauru

Técnicos falaram durante coletiva de imprensa, com presença ainda de Dani Lins e Camila Brait. Final acontece no sábado, às 20h, no Ginásio Guanandizão

Política

Mesmo com pressão do MP, prefeitura de Maracaju diz que não pode demitir temporários

Nota do Executivo Municipal reitera que medida do MPMS em caráter recomendatório — ou seja, pode ou não ser acatado

Mundo

EUA compraram o equivalente a US$ 339 milhões em pesos argentinos entre 9 e 15 de outubro

Secretário de Trump afirmou que compras foram feitas à vista

Emprego e Concurso

Suzano abre três processos seletivos para preencher vagas em para Ribas do Rio Pardo

A inscrição pode ser feita por meio da Plataforma de Oportunidades da Suzano