Pular para o conteúdo
Política

Prefeitos tucanos desafiam Reinaldo e vão contra decreto do Governo de MS

Administrações do PSDB em Ponta Porã e Três Lagoas, duas das cinco maiores cidades do Estado, decidiram atropelar restrições impostas pelo governador
Arquivo -

Prefeitos de duas das cinco maiores cidades de Mato Grosso do Sul, Ponta Porã e Três Lagoas, decidiram atropelar o decreto estadual que determinou restrições mais severas às atividades consideradas não essenciais. Os dois gestores têm em comum o partido, o PSDB, cuja maior liderança no Estado é justamente quem assina o ato ignorado, o governador .

O prefeito tucano de Ponta Porã Hélio Peluffo anunciou que não acataria o proposto pelo governo estadual ainda na quinta-feira (10), quando o decreto foi publicado. O município foi um dos 43 rebaixados para a bandeira cinza do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), de risco extremo para a covid-19. Mas, segundo a prefeitura, as medidas de biossegurança balizadas pela classificação vermelha, de alto risco, já seriam suficientemente seguras.

[Colocar ALT]
Prefeito de Ponta Porã Hélio Peluffo com governador Reinaldo Azambuja – Reprodução/Facebook

Já o prefeito de Três Lagoas Ângelo Guerreiro (PSDB) chegou a se curvar ao decreto de Reinaldo, mas voltou atrás na segunda-feira (14) e baixou ato municipal liberando o comércio não-essencial de baixo e médio risco. Embora tenha registrado quase mil novos casos de covid-19 nas últimas duas semanas e 31 mortes, o município atribui a lotação de 96% nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) a pacientes de outras cidades da região Leste.

O decreto estadual da última quinta-feira (10) passou a determinar, e não mais recomendar, o cumprimento das recomendações do Prosseguir nos municípios. No caso da bandeira cinza, podem funcionar regularmente apenas as atividades essenciais. A faixa vermelha permite também a abertura de atividades não-essenciais de baixo risco.

A resistência dos prefeitos em adotar as medidas mais duras se deve à pressão de parte do comércio, setor diretamente impactado pelas restrições.

Em nota oficial publicada na segunda (14), o governo do Estado disse que o decreto partiu de um apelo da (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). O posicionamento ainda alerta aos prefeitos que atropelaram o ato para que “assumam a responsabilidade sobre as consequências”.

A reportagem tentou contato com os prefeitos citados, mas sem sucesso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com bate-papo e oficinas, UBE abre programação da 37ª Noite da Poesia nesta terça-feira

Superliga de Vôlei

O básico para não passar vergonha na Supercopa: regras, como funciona e tudo sobre vôlei

Confira escala de plantonistas nas UPAs e nos CRSs de Campo Grande neste sábado

mpt-ms ministério trabalho

Canais de atendimento do MPT-MS estarão temporariamente indisponíveis neste fim de semana

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Carro bate contra muro de condomínio de luxo em Dourados e jovem fica em estado gravíssimo

Armado com faca, homem tenta matar ex-vizinho em restaurante de Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Bombeiros retomam buscas por corpo de homem no Rio Anhanduí em Campo Grande

O Corpo de Bombeiros retomou as buscas pelo corpo de um homem desaparecido no Rio Anhandui, em Campo Grande. Conforme informações preliminares apuradas pelo Jornal Midiamax, o homem teria sido visto por populares na tarde desta sexta-feira (17), Avenida Campestres, no Bairro Aero Rancho. Não há informações se o homem foi visto com vida ou já … Continued

Transparência

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Manifestação pede nova audiência pública e participação popular

Loterias

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 48 milhões neste sábado

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6

Esportes

Onde assistir: sábado tem Corinthians x Atlético-MG e jogos internacionais

Jogos vão ser transmitidos em canal fechado e plataformas de vídeo