Pular para o conteúdo
Política

Câmara dos Deputados pode votar novas regras para pesquisa eleitoral

Novas regras causam discórdia entre o Governo e a oposição
Dândara Genelhú -
camara deputados PEC da Transição
(Foto: Wesley Amaral, Câmara dos Deputados)

A pode votar novas regras para as pesquisas eleitorais. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pretende votar as matérias antes do feriado de 12 de outubro.

Diversas propostas estão em análise sobre o tema, inclusive sobre a proibição de pesquisas nas vésperas das eleições. Assim, a votação das matérias depende da aprovação prévia de um requerimento de urgência até a segunda-feira (10).

Para Lira, é preciso ter mais severidade nas pesquisas eleitorais. “Se essas alterações acontecerem, eu penso que as pessoas vão olhar com um pouco mais de seriedade, porque hoje a perdeu credibilidade”, afirmou.

Além disso, o presidente da Casa de Leis citou a disparidade entre resultados das pesquisas de diferentes institutos. “Não se pode usar a mesma metodologia e ter resultados tão díspares”, apontou.

Contudo, a urgência na votação das matérias causou divergência entre o Governo e a bancada de oposição. O líder do governo, deputado (PP-PR), apresentou o projeto de lei nº 2567/22, que prevê a alteração do Código Eleitoral para criminalizar a publicação de pesquisas com dados acima da margem de erro em relação ao resultado oficial apurado nas urnas.

Conforme a proposta, a penalidade seria válida para as pesquisas divulgadas até 15 dias antes das eleições. Barros afirma que a punição é para evitar especulações a partir de eventuais “mudanças de humor” dos eleitores reveladas em pesquisas.

Oposição discorda de novas regras

Enquanto isso, o líder do PT, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) considera que as nomas já existentes são adequadas para pesquisas eleitorais. Segundo o líder da oposição, o foco da fiscalização deve se limitar ao uso de metodologias corretas para medir a intenção de voto dos eleitores.

“Nós temos que dar total liberdade aos institutos para realizarem pesquisas. Pesquisa não muda opinião eleitoral. O que temos de exigir é que tenha boa metodologia”, defendeu. Outra proposta apresentada na Câmara proíbe a divulgação de pesquisas nos 15 dias que antecedem a votação.

No projeto nº 5301/20 está prevista reclusão de 2 a 5 anos e multa de R$ 53 mil a R$ 100 mil para quem descumprir a regra.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Com entrada gratuita, ‘Mostra de dança Cerrado Abierto’ estreia neste domingo na capital

lula

Sem citar Trump, Lula quer doutrina para que ‘outro presidente’ não ouse falar grosso com País

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Isolado no Pantanal, pai faz o parto da própria filha em casa

Últimas Notícias

Polícia

Motorista tenta fugir após causar colisão, mas acaba preso ao bater em muro de residência

Policiais iniciaram acompanhamento tático e, em seguida, o pneu do carro estourou durante uma conversão, o motorista perdeu o controle da direção e bateu no muro de uma residência

Polícia

Homem que tentou furtar joalheria só foi encontrado após shopping abrir ao público

Suspeito ficou das 5 horas até às 13h dentro da tubulação do shopping neste domingo (19)

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

Provas mudaram de data: agora, ocorrerão em 7 de dezembro

Famosos

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Família decidiu desligar aparelhos que o mantinham vivo