Pular para o conteúdo
Política

Cláusula de barreira: Saiba como desempenho nas eleições afeta os partidos nos próximos anos

Quem alcançou a cláusula de barreira terá tempo de propaganda gratuita
Dândara Genelhú -
partidos propaganda
Foto: Reprodução/TSE.

Neste ano, 12 partidos conquistaram a meta para entrar na cláusula de barreira. Assim, nos próximos quatro anos poderão usar recursos para divulgação da legenda.

A cláusula de barreira é definida pela Emenda Constitucional nº 97/2017, que avalia o desempenho das legendas. Então, partidos que conquistam a meta recebem dinheiro do Fundo Partidário e usam propaganda gratuita de rádio e televisão.

Para atingir a cláusula de barreira, as legendas precisam eleger pelo menos 11 deputados federais. Além disso, os parlamentares devem estar distribuídos em pelo menos 9 estados.

Também podem obter, no mínimo, 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados. Estes devem ser distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação, com pelo menos 1% dos votos válidos em cada uma delas.

E quem não atingir a cláusula de barreira?

Legendas que não atingem a cláusula continuam existindo. Porém, não recebem mais suporte financeiro de origem pública a partir de fevereiro de 2023.

Assim, os partidos podem evitar a restrição com fusão, incorporação ou federação com legendas que tiveram melhor desempenho nas eleições de 2022.

Conquistaram a meta nestas eleições

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou o balanço do desempenho das legendas. Então, os partidos que atingiram a cláusula de barreira são: MDB, PDT, PL, Podemos, PP, PSB, PSD, e União Brasil.

Além das federações: PT/PCdoB/PV, PSDB/Cidadania e Psol/Rede. Das 16 legendas que não alcançaram a meta, sete conseguiram eleger deputados federais.

No entanto, o número não foi suficiente para o coeficiente de desempenho previsto na emenda. Assim, elegeram e não se classificaram para a cláusula: Avante, PSC, Solidariedade, Patriota, PTB, Novo e Pros.

Por fim, Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, e UP não entram na cláusula de barreira e sequer elegeram parlamentares nestas eleições.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
manchester

Manchester United encerra jejum em Anfield e impõe quarta derrota seguida ao Liverpool

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

moto

Guia Lopes da Laguna decreta fim do ‘pipoco’ de motos e polícia pode deixar motociclistas a pé

apagão energia

Falha na proteção de subestação pode ter levado à desconexão da região Sul no dia 14, diz ONS

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

vestibular ufgd

Tema da redação da UFGD diz sobre a desvalorização da educação e cultura da ostentação

Últimas Notícias

Brasil

Sem citar Trump, Lula quer doutrina para que ‘outro presidente’ não ouse falar grosso com País

Presidente discursava sobre as universidades que criou em seu governo

Cotidiano

Pai faz o parto da própria filha em casa no Pantanal do Paiaguás

Parto mobilizou equipes da Marinha e do Corpo de Bombeiros na madrugada deste domingo (19)

Mundo

Israel ataca dezenas de alvos do Hamas em Gaza após grupo romper cessar-fogo

Exército israelense não detalhou se houve vítimas

Política

Sessões solenes e plenárias, ações alusivas ao Outubro Rosa e Corrida dos Poderes marcam semana na Alems

Corrida dos Poderes terá a 3ª edição no sábado (25)