Pular para o conteúdo
Política

Em resposta a Magno, Riedel diz que demarcação indígena é processo federal

Magno afirmou que Riedel não firmou compromisso sobre demarcações em MS
Dândara Genelhú -
magno
Magno perguntou sobre demarcação de terras indígenas em MS. Foto: Nathalia Alcantra/ Midiamax.

Magno Souza (Pco) escolheu questionar (PSDB) no terceiro bloco do Debate Midiamax. O candidato indígena questionou sobre a demarcação de terras dos povos originários e o tucano respondeu que a questão é de esfera federal.

O candidato do Pco questionou se Riedel irá “fazer a demarcação para povos indígenas, que estão há mais de 40 anos lutando”. Magno também perguntou sobre a segurança pública. “Como você vai fazer para as mulheres não serem mais agredidas pela PM e jagunços dos fazendeiros?”.

Riedel disparou que “a demarcação é um processo federal”. Assim, disse que possui uma proposta para as comunidades indígenas de MS. “A proposta é que a gente possa trabalhar em cada uma das comunidades para entregar para eles o que eles querem”, afirmou.

Logo em seguida, disse que Magno “deve lamentar mesmo a situação que muitas comunidades se encontram” no Estado. Então voltou a questão para o âmbito federal.

“Tem que envolver a União porque faz parte dela. O estado tem que prover alimento, buscar educação”, reforçou. Por fim, disse que irá “propor o primeiro concurso público para professores indígenas no Mato Grosso do Sul”.

Magno replica e lembra de violência contra indígenas

Na réplica, Magno lembrou de episódios de violência contra indígenas sul-mato-grossenses. “Só espero que o senhor como eleito não mande mais um helicóptero ir lá matar indígenas”.

O candidato do Pco lembrou que uma entrevista em que Riedel teria dito “que é normal matar indígena. Isso dói para mim, porque vocês fazem isso conosco?”, questionou Magno.

Por fim, o candidato disse que “se eu for eleito vou fazer várias demarcações onde é nosso”. E destacou que “Eduardo Riedel não me deu a palavra de fazer a demarcação para os povos indígenas originários”.

Na oportunidade, Riedel disse que a violência não é a solução para o assunto. “O caminho é a educação, desenvolvimento”, defendeu o tucano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas