Pular para o conteúdo
Política

Fusão entre DEM e PSL faz 20 filiados deixarem o União Brasil em uma semana em MS

Conforme publicado em Diário Oficial, outros dois pedidos ainda estão em análise
Renan Nucci -
Com a união do PSL e DEM, União Brasil se organiza para eleições 2022. - Foto: Reprodução.
Com a união do PSL e DEM, União Brasil se organiza para eleições 2022. - Foto: Reprodução.

A fusão entre o DEM (Democratas) e o PSL (Partido Social Liberal), que resultou na criação do União Brasil, provocou a saída em massa de filiados da agremiação em Mato Grosso do Sul. Na última semana, segundo registros divulgados no Diário Oficial do (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), 20 políticos, dentre os quais dos cargos de prefeito e vereador, pediram para deixar o novo partido aproveitando a abertura da janela partidária.

Em síntese, eles alegam que a saída é resultado da fusão, uma vez que até a data do pedido de desfiliação “não houve a anotação das agremiações estadual e municipais junto ao TRE-MS”. Há ainda dois pedidos de cancelamento de filiação que foram enviados para análise, mas não foram autorizados, pois não preenchiam todos os requisitos.

“Para desligar-se do partido, o filiado fará comunicação escrita ao órgão de direção municipal ou zonal e ao juiz eleitoral da zona em que for inscrito. Na hipótese de inexistência de órgão partidário municipal ou zonal, ou de comprovada impossibilidade de localização de quem o represente, o filiado poderá fazer a comunicação prevista apenas ao juiz da zona eleitoral em que for inscrito”, lê-se nas explicações da Justiça Eleitoral.

Saídas

O vereador Thiago Inácio de Paula Furtado, que era do DEM em Figueirão, apresentou pedido de desfiliação do União Brasil, e foi atendido. Hélio Pereira de Deus, vereador do DEM de Camapuã, também deixou o partido. Apresentaram pedido de desfiliação ainda: Odil Cleris Toledo Puques, que foi candidato a vereador pelo DEM em Amambai; Dilmar Dalvane Bervian, que foi candidato a vereador pelo DEM em Amambai; e Rodrigo Selhorst, vice-prefeito de Amambai pelo DEM.

Também apresentaram pedido de desfiliação: Paulo Sérgio Gomes da Silva, vereador eleito pelo PSL em Amambai; Clériton Alvarenga Ferreira, vereador pelo DEM em Aquidauana; Ângelo Aparecido Gonçalves, vereador pelo DEM em ; Marco Aurélio Santullo secretário especial do e integrante do DEM em Campo Grande; e Réus Antonio Sabedotti Fornari, prefeito de Rio Verde de Mato Grosso pelo DEM.

Constam ainda as saídas do União Brasil de: Robson Rodrigues Machado, suplente a vereador pelo DEM em Rio Verde de Mato Grosso; Amauri Olartechea, vereador eleito pelo DEM em Rio Verde de Mato Grosso; Renê Sérgio Lima da Moura, vereador pelo DEM em ; Marcos Henrique de Camargo Silva, vereador pelo DEM em Paranaíba; Gustavo Luiz Duo, vereador pelo DEM em Maracaju; Daniel Ruiz, candidato a vereador pelo DEM em Maracaju; Jaime Barbosa Talaveira, suplente de vereador pelo DEM em Maracaju; Antônio Carlos do Canto Brites, candidato a vereador pelo DEM em Maracaju; Alessandro Figueiredo Ribeiro, vereador pelo DEM em Ivinhema; e Ivo Ferreira dos Santos, vereador pelo DEM em Angélica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“O fogo subiu muito rápido”: morador conta sobre incêndio que deixou moradores sem internet

Ozempic, Bobbie Goods: Gatos para adoção com nomes inusitados viralizam na web

Câmara analisa incentivo a empreendedores e mais duas propostas nesta terça

audiência

Motorista presa por atingir jornalista no trânsito ganha a liberdade após fiança

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Ladrão que tentou furtar joalheria de shopping já tentou fugir de presídio por tubulação

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Água Bonita - ana laura menegat

Pesquisa revela força de cacicas na liderança de sete aldeias indígenas de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Você viu esses cachorros? Famílias procuram por pets que desapareceram em Campo Grande

Pets desapareceram neste final de semana nos bairros Jardim Ouro Preto, Vila Morumbi e Vila Serradinho

Polícia

Idoso é preso após quebrar o fêmur da esposa durante briga em Três Lagoas

Vítima disse que já teve a clavícula quebrada pelo suspeito anteriormente

Polícia

Brasileiro é preso na Ponte Internacional da Amizade com contrabando de répteis exóticos

Ao todo foram apreendidos 12 jacarés, 10 lagartos cristais, uma anaconda e uma cria de píton que estavam escondidos na mochila

Mundo

Papa Leão XIV recebe pela primeira vez vítimas de abuso sexual na Igreja Católica

Pontífice reconheceu que "havia grande resistência" à ideia de uma lei universal de tolerância zero