Pular para o conteúdo
Política

Manifesto que indica Eloy Terena como ministro dos Povos Originários tem mais de 300 assinaturas

Eloy participa da equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva
Dândara Genelhú -
eloy terena Povos Originários
Na foto, o advogado Luiz Eloy Terena. (Foto: Divulgação)

O setorial ecossocialista do Psol de criou um manifesto para indicar oficialmente o nome de Eloy Terena para cargo de ministro dos Povos Originários. Então, até esta segunda-feira (21), mais de 300 pessoas haviam assinado o pedido.

“Apresentamos a nossa posição pública em defesa do nome de Eloy Terena como ministro dos Povos Originários e convidamos outras organizações para a leitura, aprovação e assinatura do manifesto”, afirma o grupo.

O advogado terena de Mato Grosso do Sul compõe a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio da Silva. Assim, o documento pode ser assinado digitalmente.

Equipe de transição

Advogado indígena, pós-doutor e coordenador jurídico da Apib (Articulação dos Povos Indígenas), o sul-mato-grossense Luiz Eloy Terena foi anunciado, na quinta-feira (17), como mais um dos integrantes do gabinete de transição do presidente eleito Lula (PT). Assim, o advogado é o quarto sul-mato-grossense a integrar o grupo.

Então, Luiz é uma das lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul e vem ganhando destaque internacional em sua atuação em defesa dos povos originários. Nascido na aldeia Ipegue, em , se formou em em Campo Grande e também cursou mestrado, doutorado e pós-doutorado em Paris, na França.

O jurista também atua em ações movidas pela Apib em processos de demarcação de terras. Atualmente, Eloy coordena a Especialização em Direito para Povos Indígenas da PUC do .

Eloy cotado como ministro

Luiz Henrique Eloy Amado está entre os cotados para comandar o Ministério dos Povos Originários. Então, vale lembrar que a é pasta proposta no governo do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além dele, foram mencionados os nomes da deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR); as deputadas federais eleitas Sônia Guajajara (PSOL-SP) e Célia Xakriabá (PSOL-MG). Beto Marubo, membro da Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari), também é cotado.

Povos originários são aqueles que são os descendentes dos primeiros habitantes de um território. Ou seja, no Brasil, os indígenas já habitavam antes da chegada dos colonizadores europeus e são originários.

Ao Jornal Midiamax, Eloy Terena, como é conhecido, disse ter ficado honrado com a menção, mas que ainda não foi abordado pela equipe de transição.

“Não foi feito nenhum convite ou contato oficial até o momento, são apenas sondagens. Mas só o fato de ser criado esse ministério, seja quem for ocupar, estaremos prontos para contribuir”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inscrições para o Vestibular da UEMS terminam em novembro 

UFMS realiza Feira das Profissões a partir desta segunda-feira

Câmara de Cassilândia firma contrato com a Fapec para concurso público

título dados

Justiça Eleitoral inicia plantão para regularização do título a partir desta segunda-feira

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Últimas Notícias

Esportes

‘Brabas’ vencem Cali nos pênaltis e Corinthians leva o hexa da Libertadores

Com o título, o time brasileiro não só consolidou sua hegemonia no continente como também garantiu vaga na primeira Copa das Campeãs

Esportes

Público começa a chegar ao Guanandizão para final feminina da Supercopa de Vôlei

Nesta noite, se enfrentam os times Sesi Vôlei Bauru e Osasco São Cristóvão, em uma final marcada pela rivalidade frequente entre as equipes.

Cotidiano

Expansão de cursos e falta de RQE desafiam qualidade da medicina, aponta sindicato

Presidente do Sindicato dos Médicos de MS, Marcelo Santana Silveira, detalha preocupação com o futuro da carreira

Cotidiano

Feira Central se pronuncia sobre bebidas artesanais apreendidas após denúncias

Feira Central disse estar comprometida em apoiar a regularização dos empresários para que operem com qualidade e dentro da lei