Pular para o conteúdo
Política

Prefeita de Campo Grande troca secretários da Juventude, do Bem-Estar Animal e de Compras

Adriane Lopes também mudou adjuntos dessas pastas e da Assistência Social
Adriel Mattos -
secretários
Laura Miranda, Ana Cristina Camargo de Castro e Ralphe Nogueira eram egressos da gestão de Marquinhos Trad. (Fotos: Diogo Gonçalves/PMCG)

A prefeita da Capital, Adriane Lopes (Patriota), exonerou a secretária municipal da Juventude, Laura , e o secretário-executivo de Compras Governamentais, Ralphe Nogueira. Os decretos de pessoal foram publicados na edição desta terça-feira (8) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

O cargo da subsecretária do Bem-Estar Animal, Ana Cristina Camargo de Castro, foi declarado vago por motivo de afastamento.

Também foi dispensada o adjunto da pasta da Juventude, Nikythelms Guesso, assim como o subsecretário-adjunto do Bem-Estar Animal, Bruno Nóbrega. 

Para comandar a secretaria da Juventude, Adriane nomeou Wilton Celeste Candelório. A secretária-adjunta será Michele dos Santos Ferreira. 

Já Isaac de Araújo é o novo titular da Secretaria-Executiva de Compras Governamentais. Ana Lourenço de Oliveira Lima foi nomeada subsecretária do Bem-Estar Animal.

As exonerações de Laura e de Ralphe Nogueira constam como a pedido. A prefeita ainda nomeou Inês Mongenot Santana como secretária-adjunta de Assistência Social.

Prefeita de Campo Grande
Wilton Leinha assume Sejuv e Isaac de Araújo vai para a Secomp. (Fotos: Izaias Medeiros/CMCG e Reprodução/Facebook)

Quem são?

Laura Miranda foi assessora do ex-prefeito Trad (PSD) quando ele era deputado estadual. Estava no cargo desde o início da gestão, em 2017, quando a Sejuv ainda era subsecretaria. Niky Guesso foi candidato a vereador pelo PSD em 2020.

Ana Cristina Camargo de Castro estava na Subea desde janeiro de 2020, quando a pasta foi criada. Ralphe Nogueira também ocupava a Secomp desde o início da gestão de Marquinhos.

Wilton Candelório, o Leinha, foi candidato a deputado estadual em 2018 pelo então PRB, e a vereador em 2020 pelo Republicanos, e até era assessor-chefe de Adriane. Michele dos Santos Ferreira era superintendente de administração e finanças da Sejuv.

Inês Mongenot Santana era supervisora executiva da SAS. Isaac de Araújo era até então superintendente de gestão financeira da SAS.

A ex-secretária municipal de Assistência Social, Fontanari, foi nomeada para desempenhar a função de atividades de assistência e assessoramento superior no gabinete da prefeita.

Troca no secretariado

No início do mês, Adriane anunciou aos seus correligionários que trocará quase todo o secretariado. A conversa nos corredores da era uma só: a de que apenas o secretário de Cultura, Max Freitas, ficaria no cargo.

No entanto, a prefeita espera o momento adequado para fazer o anúncio. Segundo fontes ouvidas pelo Jornal Midiamax, Lopes acredita ser ainda muito cedo para fazer a mudança. Isso porque o ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) tinha acabado de ser derrotado nas urnas.

“Mal acabou o primeiro turno das eleições. O Marquinhos amargou o 6º lugar, o que teria tirado o prestígio dele em manter ou não alguém no cargo”, disse um dos correligionários sobre a conversa da prefeita com o grupo.

A ideia foi transmitida ao grupo na quarta-feira (5), durante reunião. “Só deve mesmo ficar o secretário de Cultura. Os outros todos serão trocados. E a justificativa é a de que é a administração dela, né? É preciso tocar uma nova gestão”, disse.

Já foram exonerados o secretário de Governo Antônio Lacerda, o adjunto, Robison Gatti e o de Gestão, Agenor Mattiello, que foi substituído pela servidora de carreira Maria das Graças de Macedo. Luciano Martins e o adjunto, João Marcelo Pereira, deixaram a Funsat (Fundação Social do Trabalho).

Adriane levou a então adjunta da SAS, Thelma Fernandes Mendes Nogueira Lopes, para sua chefia de gabinete. Alex Gonçalves deixou a função que ocupava desde o primeiro mandato de Marquinhos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

China acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas recíprocas e guerra comercial global

titulo

Justiça Eleitoral realiza plantão de atendimento para eleitores que desejam regularizar título

Morada dos Baís

Com prêmios de até R$ 6 mil, concurso elegerá melhores fotos de patrimônios históricos e culturais de MS

TCE-MS aprova contas de 5 cidades de MS, mas impõe ressalvas por enxergar ‘pequenas’ irregularidades

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Venezuela reforça fronteiras com Brasil e Colômbia após ataques de Trump

Últimas Notícias

Cotidiano

Defesa Civil alerta para os riscos aos banhistas no período de vazante do Rio Paraguai

As autoridades alertam para a falsa sensação de segurança nas áreas rasas do rio, em especial com crianças

Brasil

No STF, Zanin vota para manter suspenso sistema de controle de bebidas

Sistema foi extinto em 2016

Cotidiano

Sobe para 8,1 mil os casos confirmados de dengue em MS; 13,5 mil estão sob investigação

Os dados são referentes ao boletim da 41ª semana epidemiológica, divulgado pela SES nesta sexta-feira (17)

Economia

Brasil abre novos mercados para exportação do agronegócio

Alimentos para cães, sementes, carnes e mudas estão entre os produtos para exportação