Pular para o conteúdo
Política

Projeto de Emenda Constitucional quer garantir direito de licença-maternidade a deputadas de MS

Projeto de Emenda Constitucional pode corrigir 'vácuo legal'
Renata Volpe -
Paulo Duarte é autor do projeto de Emenda Constitucional
Paulo Duarte é autor do projeto de Emenda Constitucional (PSB).

Um vácuo na legislação estadual pode deixar deputadas de Mato Grosso do Sul que venham a ter filhos ou adotem crianças recém nascidas, sem licença-maternidade. Para que isso não ocorra, projeto de Emenda Constitucional começou a tramitar na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), nesta quarta-feira (27).

De autoria do deputado (PSB), ele explicou ao Jornal Midiamax, que, por incrível que pareça, não há legislação sobre o tema. “Recentemente, teve caso de prefeita em outro Estado que não teve direito a licença-maternidade, por não ter nada na legislação sobre isso. Há esse vácuo legal”.

Duarte se referiu ao caso da prefeita de Palmas, no Tocantins, Cinthia Ribeiro (PSDB), que não teve direito a licença e por isso, montou um quarto para o filho, ao lado do gabinete. A Lei Orgânica do município não prevê licença-maternidade para as prefeitas, benefício garantido às mães que se afastam do emprego no final da ou logo após darem à luz.

O mesmo se repete no Estado, pois, a lei orgânica da Assembleia Legislativa também não prevê licença-maternidade. “Se tiver uma deputada que esteja grávida e tenha filho, ela não tem direito a licença-maternidade. Para a emenda tramitar na Casa de Leis, precisa de oito assinaturas e consegui 10. Acredito que o projeto passe pela CCJR o mais breve possível”.

Duarte disse ao Jornal Midiamax que a ideia do projeto é deixar o exemplo para que as prefeituras do Estado mudem a lei orgânica. “Temos várias prefeitas jovens que não têm direito assegurado, algo que tem que estar amparado na lei, algo padrão”.

O texto da proposta de Emenda Constitucional determina para as “ocupantes de mandato eletivo na Assembleia Legislativa gestantes ou as que adotarem crianças recém nascidas poderão ter a licença maternidade prevista no inciso XVIII do caput do art. 7º da Constituição Federal, prorrogáveis por 60 dias.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Orçamento de Aparecida do Taboado prevê emendas para vereadores e bancadas. (Reprodução)

Aparecida do Taboado estima orçamento de R$ 245 milhões para 2026

Embaixada chinesa homenageia polícia de MS por investigação da morte de Kongjian Yu

Anvisa proíbe a venda de cigarros eletrônicos no Brasil desde 2009 (Ministério da Saúde, Divulgação)

Prefeitura de Sidrolândia fecha o cerco para quem usa ‘vape’ em espaços coletivos

CRAS terá trailer especial para resgate de animais vítimas de incêndios no Pantanal

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Câmara de Corumbá vai debater Malha Oeste após TCU negar renovação com a Rumo

Últimas Notícias

Cotidiano

De pilhas a computadores, caravana recolhe lixos eletrônicos em Três Lagoas

A ação ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro

Cotidiano

Bazar do São Julião vende todos os itens e é encerrado um dia antes do previsto

O bazar estava previsto para acabar hoje, mas vendeu todos os produtos nessa sexta-feira

MidiaMAIS

Clube de Imprensa de Dourados faz ‘1º Costelão Beneficente’ neste sábado

Evento acontece no clube seleta com muita prosa e música ao vivo

Trânsito

Criança é socorrida após colidir bicicleta contra muro em suspeita de mal súbito

Samu foi acionado para socorrer a criança. Caso aconteceu em Aquidauana