Pular para o conteúdo
Política

Senadores contestam no STF o arquivamento das investigações contra Bolsonaro sobre a pandemia

Nesta terça-feira (26), senadores acionaram o STF (Supremo Tribunal Federal) para contestar o arquivamento das investigações contra Jair Bolsonaro (PL) sobre a pandemia da Covid-19. As apurações tinham como base o relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid. Sete das 10 investigações iniciadas com base no relatório da Comissão foram arquivadas pela PGR … Continued
Dândara Genelhú -
stf Agência Brasil
STF - Supremo Tribunal Federal (Valter Campanato/Agência Brasil)

Nesta terça-feira (26), senadores acionaram o STF (Supremo Tribunal Federal) para contestar o arquivamento das investigações contra Jair Bolsonaro (PL) sobre a pandemia da . As apurações tinham como base o relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid.

Sete das 10 investigações iniciadas com base no relatório da Comissão foram arquivadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). Entre os investigados, estão o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, o ex-ministro da saúde e outros integrantes do governo.

A contestação foi assinada por sete senadores: Randolfe Rodrigues (Solidariedade), (PSD), Renan Calheiros (MDB), Humberto Costa (PT), Tasso Jereissati (PSDB), Fabiano Contarato (PT) e Otto Alencar (PSD). .A petição protocolada pelos parlamentares tem cinco pedidos principais.

Entre as solicitações, Randolfe afirma que está “a apuração do comportamento da Sra. Lindôra Araujo, Vice-Procuradora-Geral da República, seja na esfera administrativa – remessa ao Conselho Superior do Ministério Público para a devida punição -, seja na esfera criminal – abertura de inquérito por prevaricação”.

Pedidos ao STF

Os parlamentares pedem ao STF a imediata não interrupção das apurações, bem como o não arquivamento dos procedimentos investigativos pelo STF. Assim, reformam a “determinação de sua continuidade, até que se conclua a apuração quanto aos fatos narrados neste pedido”.

Além disso, os senadores pedem posicionamento do procurador-Geral da República. “Pedimos a manifestação direta e pessoal do atual PGR, Augusto Aras, quanto aos fatos descobertos pela CPI da Pandemia, a fim de impedir a atuação de sua testa de ferro nas referidas apurações”.

Por fim, afirmam que se Aras manter “a conduta omissiva da PGR, requer-se a remessa dos autos ao Conselho Superior do MPF, a fim de que se designe Subprocurador-Geral da República para atuar na apuração dos fatos indicados pela CPI da Pandemia”. E pedem que seja promovida “ação penal, em desfavor do PGR, bem como que se instaure o devido processo administrativo, para apuração dos ilícitos por ele cometidos”.

Sobre o pedido do arquivamento, o senador Humberto Costa (PT) disse que o “PGR desrespeita a memória dos 700 mil brasileiros mortos pela Covid-19 no País e negligência o trabalho da Comissão que desvendou parte das falcatruas do governo e garantiu a vacina para a população brasileira”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputados debatem crise de produção no setor leiteiro em MS

onça pintada ataque peão

Atacado por onça-pintada deixa hospital após 11 dias e volta para casa no Pantanal

Chefe militar dos rebeldes huthis do Iêmen morre em ataque de Israel

Câmara de Campo Grande impõe corte de 5% nos gabinetes para economizar no duodécimo

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

VÍDEO: Família precisa levar ventilador de casa para Hospital Regional

Últimas Notícias

Transparência

Corumbá receberá R$ 5 milhões do Novo PAC para obras na encosta do bairro Beira Rio

Licitação e retirada de cláusula ocorrerão em 2026

Cotidiano

Investimentos do Governo do Estado em pesquisa e ciência crescem 8 vezes em sete anos

A Fundect é a responsável pela distribuição dos investimentos em ciência feitos pelo Governo do Estado

Cotidiano

Incêndio na Serra do Amolar é controlado após quase 20 dias

Equipes permanecem no local realizando ações de rescaldo

Cotidiano

Vigilância Sanitária investigará bar de Campo Grande após venda de cerveja vencida

Os produtos estão em promoção de até 30%, segundo cliente, por estarem fora da data de validade