Pular para o conteúdo
Política

TRE-MS manda TVs priorizarem candidato do PSD em horário eleitoral após falha

Juiz determinou que peça seja a primeira a ser exibida na quarta-feira, para que haja tempo de emissoras se prepararem
Adriel Mattos -
candidato horário eleitoral
Sede do TRE-MS no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) determinou que a TVE (TV Educativa), cabeça de rede do horário eleitoral gratuito nesta semana, exiba o programa do candidato ao Governo do Estado pelo PSD, , que não foi ao ar na sexta-feira (26) por falha técnica na quarta-feira (31).

Os advogados da coligação “Muda MS” ingressaram com representação destacando que a TVE reconheceu em nota à imprensa de que a falha foi da emissora, já que representantes de Marquinhos entregaram o programa no prazo legal.

Em sua decisão, o substituto do TRE, Ricardo Gomes Façanha, reproduziu a nota da TVE reconhecendo a falha e citou resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que permite nova oportunidade para transmissão de programa eleitoral neste caso de problema técnico.

Porém, Façanha decidiu seguir o calendário do horário eleitoral gratuito e recomendou que o programa de Marquinhos seja o primeiro a entrar em um dos dias da semana reservados aos candidatos a governador, no caso na quarta-feira.

“A Resolução TSE n. 23.610/19 estabelece que o horário eleitoral gratuito, em rede, nas eleições para cargo de governador e senador, deve ser realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, nos horários e períodos ali determinados; assim, determinar a exibição para a próxima segunda-feira causará surpresa às emissoras, pelo que é mais adequado que a transmissão se dê na quarta-feira, dia 31/08/2022, no mesmo período original (transmissão das 12h)”, escreveu.

As demais emissoras de TV devem fazer o mesmo. Caso a TVE e as outras empresas não o façam, estão sujeitas a multa de R$ 21,2 mil e suspensão da programação por 24 horas. A TVE tem dois dias para se manifestar.

Erro em aplicativo causou falha no horário eleitoral, diz TVE

Após falha que deixou programa de três candidatos fora do horário eleitoral, a TVE, responsável pela veiculação dos materiais, informou que erro em um aplicativo provocou a situação. Agora, a TV Educativa afirmou que trabalha junto com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para resolver a situação e rapar danos.

“Em razão de problemas técnicos com os Players – aplicativos onde são carregados os vídeos utilizados para baixar os programas eleitorais e as inserções partidárias – as produções audiovisuais de algumas coligações que seriam exibidas na manhã desta sexta-feira não foram ao ar corretamente”, justificou.

O horário eleitoral começou na sexta-feira. Em Mato Grosso do Sul, o primeiro dia foi marcado por falha que deixou o material de três candidatos fora do ar. São eles: Marquinhos Trad (PSD), que concorre ao Governo do Estado, e Odilon de Oliveira (PSD) e (PP), ambos candidatos ao Senado. O programa noturno teve a exibição normal dos programas de Marquinhos e Tereza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo de MS realiza leilão de mais de 2 mil mobiliários

Festival Curta Campo Grande leva 58 produções a espaços culturais em novembro

Traje de 50 kg e robô: saiba como funciona o trabalho do esquadrão antibombas do Bope

Quatro policiais são feridos por flechas em protestos contra os EUA na Colômbia

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Carro bate contra muro de condomínio de luxo em Dourados e jovem fica em estado gravíssimo

De Supercopa a encontro de carros, confira o agendão de Campo Grande neste sábado

Últimas Notícias

Polícia

Mulher tem a perna decepada com facão e motosserra durante tentativa de feminicídio em Campo Grande

Força Tática da PM continua fazendo buscas para encontrar o autor

Emprego e Concurso

Seguem abertas inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Ponta Porã

Inscrições vão até o dia 31 de outubro; são 215 vagas para diversos níveis de formação

Brasil

Descriminalização do aborto: entenda o que está em discussão no STF e o que pode mudar

A legislação permite aborto em casos de risco de vida a gestante, se o feto for anencéfalo ou a gravidez for resultado de estupro

Política

Contar se reúne com nacional do Republicanos e comenta sobre futuro político

Ele também teve convite do Novo, mas a reunião com 'chefes' do Republicanos pode ter sido decisiva para a pré-candidatura ao Senado em 2026