Pular para o conteúdo
Política

Após fala de Barroso, deputado sul-mato-grossense realiza ação em forma de protesto na Afonso Pena

João Henrique Catan disse que fala de Barroso é preocupante e que o bolsonarismo não foi destruído no Brasil
Gabriel Neves -
Bolsonaro protesto Kísie Ainoã
Deputado realizou ação contra fala de Barroso na Afonso Pena. (Kísie Ainoã, Midiamax)

O discurso do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, onde ele afirma ter destruído o bolsonarismo no Brasil, segue repercutindo negativamente. Um protesto é realizado na contra o pronunciamento do ministro.

Encabeçado pelo deputado estadual João Henrique Catan (PL), bandeiras e adesivos com a bandeira do Brasil estão sendo distribuídos na região mais alta da avenida, em . Catan afirmou que a ação busca rebater a fala do ministro.

Catan ressaltou que realiza o protesto como cidadão e não como parlamentar. (Kísie Ainoã, Midiamax)

“Estamos fazendo esse movimento com um intuito simples. Estamos distribuindo a bandeira do Brasil que possui as palavras ordem e progresso, e as palavras do ministro não possuem ordem e nem progresso, mas suspeição”, disse o deputado.

Catan ainda reforçou que Bolsonaro venceu as eleições em Mato Grosso do Sul, recebendo a maioria dos votos no Estado. “Ele disse que derrotou o bolsonarismo. Eu distribuí mais de mil bandeiras em 1h30min, isso mostra que ele não destruiu nada”, finalizou.

Bancada federal critica fala de Barroso

Deputados que compõe a bancada federal sul-mato-grossense em se pronunciaram contrários a fala de Barroso. Para o deputado federal Marcos Pollon (PL), o pronunciamento do minisitro é “um disparate, um verdadeiro absurdo”.

O parlamentar complementou que “na terra de Rui Barbosa, temos que conviver com ‘Eleição não se vence, se toma!’, ‘Perdeu mané!’, e agora: ‘Derrotamos o bolsonarismo!’”.

O deputado federal (PP) classificou a fala como absurda. O parlamentar afirmou que o ministro “deveria zelar pela Constituição e os princípios de imparcialidade, prudência e segredo profissional”.

Assim como o colega, o deputado Rodolfo Nogueira (PL) afirmou que a fala de Barroso confirma “sua atividade político-partidária”. Ele também afirma que um pedido de impeachment já está sendo apresentado por deputados na Câmara.

Bolsonaro vence em Mato Grosso do Sul

Nas eleições presidenciais realizadas em 2022, o então candidato Jair Bolsonaro (PL) obteve 59,49% dos votos válidos, conforme os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 40,51% dos votos válidos neste segundo turno. Foram 599.547 votos, contra 880.606 de Bolsonaro nas urnas de Mato Grosso do Sul.

O placar do 2º turno continuou mais favorável a Bolsonaro e indica que o presidente ganhou votos de outros adversários derrotados: em 2 de outubro, a apuração apontou que o presidente computou 52,70%, referentes a 794.206 votos.

Barroso afirma que derrubou bolsonarismo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, provocou reações de diversos políticos e eleitores após afirmar que o Brasil derrotou o ‘bolsonarismo’. A fala ocorreu durante discurso no 59º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), realizado em Brasília.

Na ocasião, o ministro era alvo de protesto realizado por estudantes contra seu posicionamento no julgamento do piso da no país. A decisão sobre o piso ocorreu no mês passado.

Os manifestantes, ligados a movimentos estudantis, seguravam cartazes escritos: “Barroso: inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016”, se referindo ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Para rebater os protestos, Barroso disse que “aqueles que gritam, que não colocam argumentos na mesa, isso é o bolsonarismo”. O ministro ainda afirmou que lutou “contra a ditadura e contra o bolsonarismo”.

“Nós derrotamos a censura, nós derrubamos a tortura, nós derrubamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, completou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que tentou furtar joalheria só foi encontrado após shopping abrir ao público

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

kiss

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Últimas Notícias

Esportes

Supercopa: fotógrafo oficial da CBV registra em imagens a história do vôlei nacional

Entre milhares de cliques, de fãs e profissionais, estão os registrados pelas lentes de Giovani Neves de Souza, 38 anos, fotógrafo esportivo contratado pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) para ser o responsável pelas imagens de divulgação oficial da competição

Esportes

No último dia da Supercopa de Vôlei, público começa a lotar arquibancada do Guanandizão

Neste domingo (19), a competição é entre Sada Cruzeiro e Itambé Minas, e promete ser o maior evento esportivo do ano na Capital

Trânsito

Jornalista atingida por motorista bêbada no trânsito recebe alta médica

Motorista foi presa em flagrante após atingir a jornalista, que conduzia uma Honda Biz

Polícia

Motorista tenta fugir após causar colisão, mas acaba preso ao bater em muro de residência

Policiais iniciaram acompanhamento tático e, em seguida, o pneu do carro estourou durante uma conversão, o motorista perdeu o controle da direção e bateu no muro de uma residência