Pular para o conteúdo
Política

Arcabouço fiscal teve amadurecimento e é possível de ser cumprido, diz Camila Jara

Nova regra substitui teto de gastos
Adriel Mattos -
Camila Jara (PT-MS) | (Pablo Valadares, Câmara dos Deputados)

A (PT/MS) disse nesta quarta-feira (22) que o novo arcabouço fiscal passou por amadurecimento após parecer do relator Cláudio Cajado (PP/BA) e que é possível de ser cumprido. A matéria entrou em regime de urgência após votação na dos Deputados, na semana passada.

“A proposta do novo Regime Fiscal Sustentável passou por um processo de amadurecimento interessante que resultou em um texto ponderado e possível de ser cumprido na prática e que vai permitir investimentos em saúde, educação, infraestrutura, além de garantir os programas sociais e possibilitar a geração de emprego”, avaliou.

Camila disse que a base do governo vai atuar para aprovar o texto na próxima quarta-feira (24) e que não deve haver novas alterações.

“Nossa bancada vai trabalhar para ser aprovado, não há motivos para alterações. O Brasil precisava de um novo modelo, realista, inovador e sensato, e é isso que está sendo entregue”, finalizou.

Regime Fiscal Sustentável: entenda o novo arcabouço fiscal

O Regime Fiscal Sustentável, previsto no PLP (Projeto de Lei Complementar) 93/2023 apresentado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é uma ferramenta de controle de gastos públicos. O também chamado novo arcabouço fiscal substituirá o teto de gastos (Emenda Constitucional 95/2016), conforme previsto na Emenda Constitucional 126/2022.

O teto de gastos vem apresentando desgaste, com as despesas travando investimentos até em programas sociais. No arcabouço fiscal, haverá metas anuais para o resultado primário (arrecadação menos despesas), para os orçamentos fiscal e da seguridade social. É em função do cumprimento dessas metas que será fixado quanto o governo pode gastar no ano seguinte.

Caso o governo não atinja as metas, fica impedido de aumentar despesas e criar novos cargos públicos. A exceção fica por conta da revisão anual do salário mínimo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Homem dorme dentro de carro em área de estacionamento proibida em Dourados e é preso

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

Últimas Notícias

Polícia

Gêmeo morre após se envolver em acidente de carro com o irmão

Acidente aconteceu na MS-430, em São Gabriel do Oeste; três pessoas, incluindo o irmão da vítima fatal, foram socorridas

Cotidiano

Apesar de chuva, Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Para voos nacionais, deve-se chegar ao aeroporto com 1h30 de antecedência

Mundo

Morre o físico chinês Chen Ning Yang, vencedor do Prêmio Nobel, aos 103 anos

Chen ganhou Nobel em 1957 por pesquisar as chamadas leis das paridades, que contribuíram para descobertas sobre partículas elementares

Brasil

Cursinhos populares receberão investimento de R$ 108 milhões em 2026

Edital deve ser publicado em dezembro