Pular para o conteúdo
Política

Com debate após requerimento à Prefeitura ser barrado, Câmara aprovou 11 projetos na semana

Pedido é para receber informações sobre ‘folha secreta’ identificada em inspeção do TCE/MS
Renata Portela -
vereadores
(Câmara Municipal de Campo Grande).

Nas sessões ordinárias desta semana, a Câmara Municipal de aprovou 11 projetos, sendo 5 na terça-feira (9) e 6 na quinta-feira (11). Ainda houve debate após requerimento de informações à Prefeitura ser barrado pela maioria dos vereadores.

Na terça-feira, foi aprovado o Projeto de Resolução 521/2023, em regime de urgência, proposta esta que institui a Comissão Permanente de Agropecuária e do Agronegócio. A proposição promove alteração no Regimento Interno da Câmara Municipal.

Ainda conforme a proposta, a comissão deve fomentar a política de geração de emprego e desenvolvimento econômico rural; buscar a aplicação das leis que proponham incentivos fiscais, visando à geração de empregos no setor da agropecuária e do agronegócio; elaborar proposições de políticas públicas relacionadas ao setor; fiscalizar leis e normas, além de opinar, quanto ao mérito, sobre quaisquer planos, programas e projetos.

A comissão é composta pelos vereadores Dr. Victor Rocha (PP), Clodoilson Pires (Podemos), como presidente e vice-presidente, além do Prof. André Luis (Rede), Beto Avelar (PSD) e Dr. Loester (MDB).

Já em primeira discussão e votação, os vereadores aprovaram o projeto de lei n. 10.691/22, que dispõe sobre as normas para funcionamento de zonas de desenvolvimento, inovação e tecnologia a serem organizadas na forma do ambiente regulatório experimental. A proposta é do vereador Dr. Loester.

Ainda foi aprovado o projeto de lei n. 10.829/22, que assegura à criança ou ao adolescente, com deficiência e/ou cujos pais ou responsáveis sejam pessoas com deficiência ou pessoa idosa, a prioridade de matrícula em escola da Rede Municipal de Ensino mais próxima de sua residência. A proposta é do vereador Silvio Pitu (PSD), assinada também pelo vereador Valdir Gomes (PSD).

Já em segunda discussão e votação, foi aprovado o projeto de lei n. 10.855/23, dos vereadores Ronilço Guerreiro (Podemos) e (Solidariedade), que institui no Calendário Oficial de Eventos do município de Campo Grande a campanha Cuida Bem de Mim, destinada a combater a violência e os maus-tratos contra crianças e adolescentes.

Por fim, os vereadores aprovaram o projeto de lei n. 10.871/23, do vereador Paulo Lands (Patriota), que institui o dia 16 de novembro como o Dia Municipal do Ostomizado.

Sessão de quinta-feira

Na quinta, foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei 10.981/2023, que autoriza a prefeitura a abrir crédito especial de R$ 10,9 milhões. O recurso será usado para aquisição de um imóvel em dação de pagamento, com baixa do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Assim, o imóvel passaria a integrar o patrimônio municipal. Também em regime de urgência, passou o Projeto de Lei 10.993/2023, de autoria da Mesa Diretora, que altera a Lei 7.024/2023 para alterar indicações de entidades de assistência social e da saúde para receber recursos do FIS (Fundo de Investimentos Sociais).

De autoria do vereador Juari Lopes (PSDB), foi aprovado o Projeto de Lei 10.972/2023, que autoriza a prefeitura a criar o Corredor Gastronômico, Turístico e Cultural do Bairro Santa Luzia, na Rua Santo , entre as ruas Santa Gertrudes e Santa Mônica.

Já em segunda discussão, passou o Projeto de Lei 10.691/2022, de Loester Nunes (MDB), que dispõe sobre as normas para funcionamento de zonas de desenvolvimento, inovação e tecnologia a serem organizadas na forma do ambiente regulatório experimental em Campo Grande.

O Projeto de Lei 10.829/2022, de Silvio Pitu (PSD), que assegura à criança ou ao adolescente, com deficiência e/ou cujos pais ou responsáveis sejam pessoas com deficiência ou pessoa idosa, a prioridade de matrícula em escola pública mais próxima de sua residência.

E em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 10.836/2022, que institui o selo “Pet Friendly” como forma de certificação oficial aos estabelecimentos públicos ou privados que promovam o bem-estar animal. A proposta é de autoria do vereador (PP).

Requerimento barrado

Na quinta-feira, a vereadora Luiza Ribeiro (PT) solicitou um requerimento contra a Prefeitura Municipal, pedindo dados da ‘folha secreta’. O pedido acabou barrado, por 17 votos a 4 e a vereadora reclamou.

“A Prefeitura avisou ao [Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul] que não enviaria a resposta, mas ignorou o ofício da Câmara. E os vereadores, que têm função de fiscalizar, não fazem ao não aprovarem esse requerimento”, afirmou.

Já o presidente da Casa, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), afirmou que os vereadores estão fiscalizando. Para ele, apesar do requerimento não ter sido aprovado, outro vereador pode voltar a requerer as informações para a Prefeitura.

“O próprio TCE (Tribunal de Contas do Estado) deu 20 dias, a Câmara pode dar mais 20, 30 dias também”, afirmou. “Todos os vereadores estão fiscalizando. O plenário apenas pediu um tempo”, completou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

EUA: silo de grãos desaba e causa desespero entre trabalhadores

Materiais devem ser descartados de forma correta

De pilhas a computadores, caravana recolhe lixos eletrônicos em Três Lagoas

Bazar do São Julião vende todos os itens e é encerrado um dia antes do previsto

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Clube de Imprensa de Dourados faz ‘1º Costelão Beneficente’ neste sábado

Últimas Notícias

Brasil

Janja anuncia que governo enviará ajuda humanitária para Faixa de Gaza

Declaração foi feita durante participação de Janja em evento da ONU

Polícia

Jovem é atingido com golpes de faca após briga em festa

A vítima e o autor discutiram na festa e voltavam para casa no momento da briga

Polícia

Homem invade casa e ‘furta’ medida protetiva de mulher em Caarapó

Acusado foi preso portando documento judicial que obrigava distanciamento da vítima

Famosos

Sucesso ‘Olha Onde eu Tô’, de Ana Castela, será abertura de novela das 19h na globo

Artista sul-mato-grossense também terá participação especial na trama