Pular para o conteúdo
Política

Com déficit de 5 mil motoristas, Assembleia analisa projeto de mudança gratuita de CNH

Programa prevê mil vagas em seis cidades; inscritos vão passar por qualificação
Kleber Clajus -
Governo quer formar profissionais para o transporte de cargas e passageiros - Foto: Divulgação/CCR MSVia

O Programa “Voucher Transportador”, que tramita na Legislativa de Mato Grosso do Sul, prevê atendimento gratuito a mil trabalhadores que pretendam mudar sua categoria de habilitação e trabalhar como motoristas profissionais no transporte de cargas e passageiros.

No setor de logística, por exemplo, há déficit de cinco mil condutores. Claudio Antonio Cavol, presidente do Setlog MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul), explica que isso considera o crescimento da indústria da celulose no Estado e a demanda do agronegócio no escoamento da produção. Ao menos 1,2 mil vagas de emprego já estão abertas, conforme Cavol, mas chegar nas categorias ‘D’ e ‘E’ pode levar até cinco anos. “O programa é importante nesse sentido”.

Texto encaminhado pelo governador (PSDB) ao parlamento destaca que vão ser dispensadas pelo programa taxas cobradas pelo Estado na mudança de categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Isso inclui os exames psicológico, médico, toxicológico, por junta médica, quando necessário, prática de direção veicular e a qualificação profissional.

A Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) será responsável por coordenar o processo de inscrição dos interessados, bem como todas as etapas. Estima-se investimento de até R$ 5 milhões no programa.

O que inclui

Programa prevê processo de habilitação para mudança de categoria ‘D’ e ‘E’, assim como curso de qualificação profissional aos novos habilitados em parceria com o Sest/Senat. São mil vagas distribuídas nas regiões de Campo Grande, Três Lagoas, , Corumbá, e São Gabriel do Oeste.

Quem pode

Há prioridade aos beneficiários com alto grau de empregabilidade, avaliados em aspectos como experiência, faixa etária e formação escolar. Desempregados ou pessoas que estejam fora do mercado de trabalho também integram o grupo, havendo reserva de vagas destinadas a mulheres, pessoas com deficiência, negros e indígenas.

Interessados precisam comprovar que atendem aos requisitos para habilitação previstos no CTB (Código de Brasileiro) e que residem há, no mínimo, um ano em Mato Grosso do Sul, a contar da inscrição no programa.

Fica de fora

Está vedada a participação de pessoas condenadas pela prática de crime na condução de veículo automotor, necessite reiniciar o processo de habilitação por descumprimento de requisitos, tenha tido a CNH cassada ou que deseje transferir seu processo de habilitação iniciado em outro estado da federação.

Outras regras

Candidatos poderão refazer exames de forma gratuita, em casos de inaptidão temporária ou encaminhado à Junta Médica Especial, assim como os que solicitarem em grau de recurso nova perícia em junta médica ou psicológica. Em caso de reprovação no exame prático, este poderá refazê-lo uma única vez dentro do prazo de validade de seu processo de habilitação.

Novas regras vão ser atualizadas a partir da aprovação do projeto de lei e sua regulamentação pela Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caiu aí? Usuários relatam instabilidade em Pix, Mercado Livre e em diversos outros sites e aplicativos

Abram as janelas: fumacê percorre seis bairros de Campo Grande nesta segunda-feira

‘Apagão’ em sistema da Amazon atinge Alexa, Snapchat e mais de 500 apps no mundo

Dourados amplia atendimentos à população migrante com o ‘Projeto Bienvenido’

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do Ministério Público recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Após reclamação de moradores por falta de iluminação, prefeitura faz manutenção em poste

Últimas Notícias

Mundo

Enviados dos EUA chegam a Israel para reforçar cessar-fogo em Gaza após tensões recentes

Governo israelense ameaçou interromper transferências de ajuda após afirmar que Hamas matou dois soldados

Brasil

Lula chama América Latina de zona de paz e critica intervenções

“Podem causar danos maiores do que se quer evitar”, diz a embaixadores

Mundo

UE fecha acordo para proibição completa de importações de gás russo a partir de 2028

Importações começarão a ser proibidas já em 2026, de forma gradual

Famosos

Expulsão de Gaby Spanic de A Fazenda 17 divide opiniões: ‘Nunca mais assisto’

Gaby Spanic foi expulsa de A Fazenda 17 após dar um tapa na cara de Tàmires Assîs como protesto; entenda