Pular para o conteúdo
Política

Contra cassação do mandato de Deltan, deputados de MS protestam ao lado de Eduardo Bolsonaro

Deputados criticam decisão do TSE que cassou mandato de Deltan
Dândara Genelhú, Evelin Cáceres -
deputados deltan
Pronunciamento na Câmara dos Deputados. Foto: Nathália Alcântara, Midiamax.

Parlamentares protestam contra a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após cassação do mandato de Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Deputados de participam do movimento ao lado de Eduardo Bolsonaro e Kim Kataguiri (União Brasil).

Os deputados usam placas para criticar a decisão do Tribunal, feita por unanimidade nesta terça-feira (16). “Perseguição política não é justiça” e “#Juntos com Deltan” são alguns dos cartazes.

Nesta tarde, Deltan faz pronunciamento no Salão Verde da Câmara dos Deputados. Equipe do Jornal Midiamax acompanha diretamente de .

“Inventaram uma inelegibilidade para me cassar, me cassaram por vingança”, disse ele na Câmara. Além disso, ele afirmou que não tinha processo administrativo disciplinar e afirma que ‘cassaram ele por suposição’.

Na coletiva, ele comentou sobre a perda de mandato. “Perdi meu mandato para evitar um suposto processo administrativo que nunca existiu”, criticou.

Os deputados Luiz Ovando (PP) e Rodolfo Nogueira (PL) participam do pronunciamento de Deltan. Após a manifestação, o deputado Luiz Ovando disse que a cassação foi feita “sob argumentação pífia, inconsequente e irresponsável”.

Ainda afirmou que o ato foi praticado como forma de vingança. “Esse pessoal que atropela o processo jurídico terá sua paga em breve, observando a ordem natural do universo”, disse.

Cassação do mandato

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (16) cassar o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Pode-PR). Deltan atuou como chefe da força-tarefa da em Curitiba e, após deixar o cargo, foi o deputado mais votado do nas eleições de 2022, com 344 mil votos. Cabe recurso da decisão, mas Deltan Dallagnol terá de sair do cargo eletivo, ocupado há três meses.

Os votos recebidos pelo parlamentar na eleição serão computados para a legenda. Além disso, o TSE determinou cumprimento imediato da decisão.

A federação formada pelo PT no estado e o candidato a deputado Oduwaldo Calixto (PL) contestou a elegibilidade do deputado. Contudo, antes de chegar ao TSE, a Justiça Eleitoral do Paraná rejeitou a inelegibilidade de Deltan.

Porém, ambos sustentaram que o ex-procurador não poderia concorrer às eleições devido à condenação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no caso das diárias pagas à força-tarefa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Santos aproveitou as muitas falhas do Corinthians