Pular para o conteúdo
Política

Deputado pede vistas e votação sobre projeto de combate das fake news é adiada

Autor explicou que projeto complementa proposta do Congresso Nacional
Renata Portela -
Foto: Luciana Nassar/Alems

Nesta quarta-feira (26), estava previsto na ordem do dia para votação em sessão ordinária da (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) o Projeto de Lei 76/2023, do deputado Pedro Kemp (PT). A proposta prevê o combate das fake news, mas a votação foi adiada.

Durante a votação, o deputado Rafael Tavares (PRTB) pediu vista. Assim, tem 24 horas para analisar. “Deve voltar para a ordem do dia de amanhã”, esclareceu o deputado Pedro Kemp.

Assim, o autor do projeto esclareceu que a intenção é de combater as . “O TSE e o STF também estão atuando para combater mentiras propagadas pelas redes sociais”, esclareceu.

“Na Câmara Federal tramita em regime de urgência o projeto de combate das fake news. Apresentamos aqui em Mato Grosso do Sul para que o Governo do Estado se envolva no combate das fake news, com canal para denúncias e faça campanhas e ações de divulgação do quão é perigoso a divulgação de notícias falsas”, pontuou ainda.

Por fim, o deputado estadual afirmou que é necessário erradicar a rede de divulgação de notícias falsas no país. Ele ainda relembrou as fake news sobre a vacina e até na época das eleições, o que pode acabar influenciando votos.

Três propostas foram aprovadas em sessão

Em primeira discussão, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 78/2023, de autoria do deputado Rafael Tavares (PRTB). A proposta proíbe farmácias e drogarias de exigirem o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do consumidor no ato da compra caso não informem a finalidade específica da exigência.

Também prevê pagamento de multa se o estabelecimento descumprir a determinação. A matéria segue para análise das comissões de mérito. Ainda em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 05/2023, do (Tribunal de Contas do Estado).

A proposta altera a Lei Complementar 160/2012, com o objetivo de “estabelecer que o Termo de Ajustamento de Gestão, a partir de sua assinatura, suspenda o trâmite do processo que lhe tenha dado origem, bem como aprimorar o regramento relativo à prescrição da pretensão punitiva, conferindo ao TCE-MS a competência para discipliná-lo em seu Regimento Interno”. Vai à análise das comissões de mérito.

Em discussão única, foi aprovado o Projeto de Lei 72/2023, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), que declara Utilidade Pública a “Associação Tênis Para Todos”, com sede em . A entidade, fundada em 2017, promove programas sociais e esportivos, atendendo crianças e adolescente de famílias de baixa renda e pessoas com deficiência, de forma gratuita. Matéria segue ao expediente.

O deputado Rafael Tavares (PRTB) ainda pediu vista sobre o Projeto de Lei 167/2022, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB). O projeto estava na pauta para ser votado em segunda discussão.

A proposta inclui a história das mulheres como conteúdo transversal no currículo das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após denúncia, prefeitura de Maracaju é pressionada a demitir temporários em vaga de concursados

Justiça recomenda anulação da eleição para presidência da Previd em Dourados

Ministério da Saúde cria comitê para debater judicialização no SUS

MS tem um caso e uma morte suspeitos de intoxicação por metanol, segundo a SES

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

É AMANHÃ: Supercopa de Vôlei tem ingressos a partir de R$ 40; saiba como garantir o seu

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

Homem é agredido a pauladas por casal na antiga rodoviária de Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Deputado Pedrossian Neto passa por cirurgia para retirada da tireoide

Retirada foi necessária após a descoberta de dois nódulos

Mundo

Trump reafirma que shutdown abriu espaço para cortes permanentes em programas democratas

Segundo ele, programas beneficiavam eleitores e políticas dos democratas

Polícia

Foragido é atacado com garrafada de cerveja na cabeça após discussão em Dourados

Vítima possui mandado de prisão expedido pela 2ª Vara de Execução Penal do Interior

Cotidiano

Figueira condenada por incêndios na Vila Ipiranga será removida na próxima semana

Prefeitura confirmou que a árvore está danificada e comprometida