Pular para o conteúdo
Política

Em Campo Grande, ministro participa de reunião e segue para discutir Rota Bioceânica no Paraguai

João Carlos Parkinson de Castro garantiu ainda que relicitação da Malha Oeste sai ainda em 2023
Adriel Mattos, Anna Gomes -
Rota Bioceânica
Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax

O ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, está em nesta quarta-feira (24) rumo ao . Ele participará de um evento sobre a Rota Bioceânica.

Em Loma Plata, Parkinson vai a uma feira a convite do governo do departamento de Boquerón. “Estou indo para o Paraguai e fui convidado. Estarei participando de eventos lá já participando sobre assuntos da Rota e da ponte e um possível comércio entre o Paraguai e o ”, revelou.

Ele foi convidado para uma reunião do Central-MS (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região Central de Mato Grosso do Sul). A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), preside o grupo.

O ministro retorna à Capital em junho para audiências sobre a Malha Oeste e assinatura de convênios. “Volto para uma audiência sobre a Malha Oeste em , nos dias 1 e 2. No dia 12, terá assinatura de convênios com governo da região de Taracapá [Chile]”, disse.

Relicitação da Malha Oeste deve ser revista, diz ministro

Questionado sobre o andamento do projeto de relicitação da Malha Oeste, Parkinson avaliou que o estudo feito pela CAF (Corporação Andina de Fomento) inviabiliza a retomada.

“Vai inviabilizar o projeto. O custo fica muito elevado, na casa de R$ 13 ou 14 bilhões, desconsidera o trecho entre Ponta Porã e Indubrasil. Não concordo com isso e com a mudança da bitola, afasta Mato Grosso do Sul da integração ferroviária, porque os outros países têm bitola métrica”, comentou.

Apesar disso, a nova licitação sai ainda em 2023. “Os estudos serão revistos e o cronograma prevê lançar a relicitação no segundo semestre”, garantiu o ministro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

Ao tentar salvar irmãos, jovem é ameaçada de morte pelo padrasto em MS

Concurso para atuar na MSGás segue com inscrições abertas até novembro

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado por marido ex-presidiário

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

MS tem quatro municípios no ‘top 20’ do agronegócio nacional, aponta estudo

Últimas Notícias

Cotidiano

Justiça Eleitoral inicia plantão para regularização do título a partir desta segunda-feira

O atendimento ocorre até sexta-feira (24), das 8 às 18h

Trânsito

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Advogado explica como o Código de Trânsito considera a ocorrência, a 3ª mais incidente no Estado

Trânsito

Programe-se: Agetran divulga ruas que serão interditadas neste domingo em Campo Grande 

Bloqueios ocorrem para a realização de atividades culturais

Política

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Projeto de lei é de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB)