Pular para o conteúdo
Política

Moradores suspeitam de cascalhamento ‘fantasma’ no Jardim Canguru e registram denúncia

Ouvidoria municipal informou aos moradores que houve patrolamento na rua
Dândara Genelhú -
cascalhamento jardim canguru moradores
Imagens mostram a Rua Borá no Jardim Canguru. (Foto: Fala Povo)

Moradores do Canguru, em , suspeitam de ‘cascalhamento fantasma’ na Rua Borá. Informados pela Ouvidoria Municipal que houve patrolamento na rua, os moradores denunciam a falta de manutenção da via há dois anos.

“Nesses dois anos não recebemos patrolamento ou cascalhamento”, garante uma moradora, que preferiu não se identificar. A rua é alvo de reclamação na Ouvidoria Municipal e a moradora do Jardim Canguru também fez solicitação de patrolamento na via.

Após diversos registros de pedidos de cascalhamento, a Ouvidoria teria entrado em contato com a moradora no fim de agosto. “A questão mais grave é eles dizerem que foi patrolado, mas faz dois anos que não passa uma máquina aqui”, contestou.

A moradora afirmou que a rua não recebeu maquinários e obras de pavimentação primária nos últimos anos. Com pedras grandes e valetas, fotos da rua registram que a via quase não tem vestígios de cascalhamento.

“As fotos não conseguem retratar a dificuldade de andar aqui. Andar de bicicleta ou a pé é muito ruim. Muitas pedras, valetas”, descreve a moradora.

Para ela, o ideal seria ter uma rua “em condições para pedestres, cadeirantes, idosos, para todos”. Após ser informada que há registro de obras na via, ela questionou a Ouvidoria sobre os registros das obras.

“Ontem disseram que se a não se pronunciasse, eles iam abrir um protocolo e começar tudo do zero. Falei que não, não pode ser assim, eles tinham que abrir pelo menos uma sindicância interna”, criticou.

O Jornal Midiamax acionou a Prefeitura de Campo Grande sobre o assunto e se há investigação aberta sobre as denúncias dos moradores da Rua Borá. Em nota, afirmou que “a Sisep mantém permanente o serviço diário de manutenção em vias não pavimentadas, em todas as sete regiões da cidade, que recebem as máquinas da prefeitura para ter suas vias preparadas para receber o tráfego de veículos com mais conforto e segurança”.

Então, destacou que “a prioridade é dada às ruas que recebem as linhas de ônibus, com o intuito de garantir a mobilidade urbana para os moradores desses bairros. A Rua Borá já está na programação de manutenção da Sisep”.

Comissão criada

Em julho, o vereador Carlão anunciou a criação da comissão especial para apurar os contratos da Cascalhos de Areia. Na época, um servidor foi até a Sisep com um pen-drive, para solicitar cópias dos contratos.

Midiamax detalhou os endereços apontados no procedimento, que foram vistoriados. Em quase todos os relatórios, o resultado foi de que não havia indícios de intervenção ou melhorias.

No máximo, algumas ruas foram niveladas. Porém, nem mesmo cascalho foi colocado e os moradores das regiões afetadas reclamavam da falta de obras. Os servidores da Sisep alvos da operação foram Medhi Talayeh, engenheiro e supervisor, Edivaldo Aquino Pereira, gestor de projetos, Erik Antônio Valadão Ferreira de Paula, Fernando de Souza Oliveira, e o ex-secretário Rudi Fiorese.

A Sisep foi alvo de buscas durante a operação. Nas investigações, o Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) identificou que a Engenex Construções contratava pessoal meses antes de vencer as licitações com a Prefeitura de Campo Grande. O primeiro contrato teria acontecido em 2012.

Os contratos seguiram na gestão de Marquinhos Trad (PSD) em 2018. O primeiro contrato de 2012 teria sido para limpeza e manutenção de praças, conquistado 5 meses após a Engenex ser criada, na época pelo pai de Mamed Dib Rahim.

Os outros três contratos firmados com a prefeitura são para serviços relacionados com execução de manutenção de vias não pavimentadas e estão em andamento.

Ruas que não foram pavimentadas

  • Rua Cairiri – Jardim São Conrado
  • Rua Coronel Athos P. da Silveira – São Conrado
  • Rua Zardo – São Conrado
  • Rua Silvio Aiala Silveira – Trecho entre as ruas Avenida Cinco e rua sem saída
  • Rua Eliza Regina – Trecho entre as ruas Avenida Sete e Silvio Aiala Silveira
  • Rua Elizete Cardoso – Trecho entre as ruas Avenida Sete e Silvio Aiala Silveira
  • Rua Vaz de Caminha – Trecho entre as ruas Andrade Neves e Ataulfo Paiva
  • Rua Ataufo Paiva – Trecho entre as ruas Vaz de Caminha e Borborema
  • Rua Ataufo Paiva – Trecho entre as ruas Borborema e Brás Pina
  • Rua Ataufo Paiva – Trecho entre as ruas Brás Pina e Bartolomeu Mitre
  • Rua Osasco – Trecho entre as ruas Adventor Divino e Conquista

Intervenção em rua já pavimentada

Nas datas de 13 e 21 de janeiro de 2021, a Engenex teria realizado intervenções na Avenida Lúdio Martins Coelho, nos trechos entre as ruas Panambi Vera e Angelo Marques Zafalon, rua Manoelita Alves da Silva e Maria Alves Coimbra.

O contrato nº 194/2018 previa a manutenção de vias não pavimentadas. Contudo, a Avenida Lúdio Martins possui pavimentação, “impossibilitando assim a intervenção da empresa Engenex no local”.

Logo, também não poderia ser realizada a manutenção prevista na planilha para a Avenida das Mansões, com trecho entre as ruas Maria Carlota Giordano e Armando Capriata — que também é pavimentado.

*Matéria alterada em 20 de setembro para acréscimo do posicionamento da Prefeitura de Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

EUA: silo de grãos desaba e causa desespero entre trabalhadores

Materiais devem ser descartados de forma correta

De pilhas a computadores, caravana recolhe lixos eletrônicos em Três Lagoas

Bazar do São Julião vende todos os itens e é encerrado um dia antes do previsto

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Clube de Imprensa de Dourados faz ‘1º Costelão Beneficente’ neste sábado

Últimas Notícias

Brasil

Janja anuncia que governo enviará ajuda humanitária para Faixa de Gaza

Declaração foi feita durante participação de Janja em evento da ONU

Polícia

Jovem é atingido com golpes de faca após briga em festa

A vítima e o autor discutiram na festa e voltavam para casa no momento da briga

Polícia

Homem invade casa e ‘furta’ medida protetiva de mulher em Caarapó

Acusado foi preso portando documento judicial que obrigava distanciamento da vítima

Famosos

Sucesso ‘Olha Onde eu Tô’, de Ana Castela, será abertura de novela das 19h na globo

Artista sul-mato-grossense também terá participação especial na trama