Pular para o conteúdo
Política

Quatro projetos além do reajuste dos servidores estaduais são aprovados em sessão na Alems

Presidente da Casa ainda relembrou durante a sessão a regularização da participação remota
Renata Portela -
servidores
Foto: Luciana Nassar/Alems

Nesta quarta-feira (10), todos os projetos apresentados na Ordem do Dia foram aprovados na sessão ordinária da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Entre as propostas estava o reajuste dos servidores estaduais e definição de gênero em competições esportivas pelo sexo biológico.

Em segunda discussão foi aprovada a revisão geral anual do vencimento-base ou o subsídio dos servidores públicos em 5%. A matéria exclui os servidores da Educação, que tem a data base em outubro. Em aparte, a deputada Gleice Jane (PT) explicou que a matéria teve apoio de sua bancada, pois o Governo teria assumido compromisso com os servidores da Educação, em discutir a carreira dos administrativos e a situação dos contratados.

Em primeira discussão, três projetos foram aprovados. de Lei 121/2023, também do Poder Executivo, que institui o “Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de ônibus – Voucher Transportador” foi aprovado e segue para análise das comissões de mérito.

A finalidade, conforme o Governo, é “atender às diretrizes de empregabilidade, de inclusão social e de inserção no de motoristas condutores de transporte de cargas e de passageiros habilitados nas categorias e nas gradações exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro”.

Também foi aprovado por maioria o Projeto de Lei 59/2023, de autoria do deputado Rafael Tavares (PRTB). A proposição “estabelece o sexo biológico como único critério para definição do gênero dos esportistas em competições esportivas profissionais no Estado”. A proposta segue para análise das comissões de mérito.

Ainda em primeira discussão, o Projeto de Lei 85/2023, do deputado (PSDB) foi aprovado por unanimidade dos presentes e segue para análise das comissões de mérito. A proposta torna obrigatória a assinatura física das pessoas idosas em contratos de crédito, firmados por meio eletrônico ou telefônico.

Discussão única

Em discussão única, deputados aprovaram o Projeto de Resolução 06/2023, da Mesa Diretora. A proposta institui a Comenda de Mérito Legislativo para comemoração dos 30 anos do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Segue ao expediente para promulgação.

Durante a sessão, o presidente da Alems, Gerson Claro (PP), relembrou aos deputados que já foi publicada em Diário Oficial a alteração no Regimento Interno da Casa de Leis, que prevê a possibilidade de participações remotas nas sessões plenárias. “Quero reforçar aos deputados, que a partir da publicação, as manifestações remotas serão somente na votação da Ordem do Dia. Deveremos também preservar o rigor da vestimenta. É vedada a participação no Pequeno e Grande Expediente”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Escritora sul-coreana Baek Se Hee morre aos 35 anos

Número de trabalhadores por aplicativo cresce 25% e chega a 1,7 milhão

Inmet: chuva de 100 mm e granizo podem causar estragos em cidades de MS

Esteticista é presa após agredir esposo com tijoladas, empurrar bombeiro e desacatar policiais

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

É AMANHÃ: Supercopa de Vôlei tem ingressos a partir de R$ 40; saiba como garantir o seu

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

Ao vivo, Angélica surpreende Lula com pedido sobre STF: ‘Vai perder a chance?’

Últimas Notícias

Cotidiano

Tragédias recentes reforçam cuidado redobrado com crianças em dias quentes e folgas em MS

Diante de fatalidades envolvendo crianças, o que fazer para evitar tragédias em casa?

Cotidiano

Sem salário, anestesistas paralisam e Santa Casa cancela todas as cirurgias eletivas

Mesmo com paralisação há mais de um mês, pacientes com procedimentos marcados são surpreendidos com cancelamento na véspera da operação

Brasil

Operação em SP mira quadrilha suspeita de falsificação de bebidas com metanol

Número de casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil subiu para 41

Cotidiano

Inscrições para concorrer a 30 apartamentos no Jardim Antártica já têm data definida

O processo da Emha é voltado as famílias com renda mensal de até R$ 2.850