Pular para o conteúdo
Política

Vereadores de Campo Grande votam três vetos na sessão que abre segundo semestre deste ano

Hoje, os parlamentares retomam os trabalhos e analisam se devem manter ou derrubar três vetos da Prefeitura da Capital
Anna Gomes -
vereadores guardas
(Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A Municipal de volta a realizar sessões nesta terça-feira (1º), após duas semanas de recesso na Casa de Leis. Hoje, os vereadores retomam os trabalhos e analisam se devem manter ou derrubar três vetos da Prefeitura da Capital.

Um dos vetos assegura a prioridade de matrícula em escola da Reme (Rede Municipal de Ensino) próximo à residência dos alunos com deficiência, cujos responsáveis também sejam deficientes ou idosos. Os autores da proposta são os vereadores Sílvio Pitu e Valdir Gomes, ambos do PSD.

Dos vereadores Victor Rocha (PP) e do presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, o Carlão do (PSB), o de Lei 10.990/23, que altera o inciso V da Lei Municipal n. º 7.000, que dispõe sobre as diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial para Pessoas Acometidas de Sofrimento e Transtorno Mental.

A proposta inclui como direto da pessoa com transtorno mental “a presença de um profissional da equipe multiprofissional cuja formação recepcione as áreas do conhecimento que contemplem os fatores psicossociais e a subjetividade humana, para que se aproprie das especificidades do seu projeto terapêutico singular (PTS) em sua Unidade de Referência a qualquer tempo”.

Outro veto analisado pelos vereadores será referente a proposta do vereador João Rocha, a qual institui o selo ‘Pet Friendly’ em Campo Grande, como forma de certificação oficial aos estabelecimentos públicos ou privados que promovam o bem-estar animal.

Recesso

Os vereadores ficaram ‘de folga’ durante duas semanas. O plenário da Casa de Leis ficou fechado desde o último dia 17 de junho.

O Presidente da Casa de Leis, Carlos Augusto Borges, o Carlão do PSB, disse que o recesso dos vereadores foi ‘de plenário’ e que os trabalhos internos devem continuaram normalmente na Câmara.

“O recesso foi no plenário. Trabalhei meio expediente e o período da tarde, vou ajudei a realizar reformas que precisam ser feitas na Casa de Leis”, disse.

Na última sessão ordinária deste primeiro semestre de 2023, realizada no dia 13 de julho, os vereadores da Câmara definiram os membros da Comissão Representativa para atuar durante o período de recesso parlamentar. O grupo atuou no período de recesso parlamentar- de 17 a 28 de julho- mas a próxima sessão só será realizada no dia 1 de agosto.

A Comissão foi composta pelos vereadores Beto Avelar, Coringa, Claudinho Serra, Valdir Gomes, Luiza Ribeiro, William Maksoud, Papy, e Coronel Villasanti.

De acordo com o vereador Coronel Alírio Villasanti (União Brasil), nas duas semanas de recesso a Comissão não teve assuntos para serem resolvidos emergencialmente. O parlamentar disse que tudo seguiu ‘no mesmo ritmo’.

“Tudo dentro do ritmo. Os vereadores continuaram visitando os seus gabinetes. As equipes também trabalharam. Nada fora da normalidade. O ritmo de serviços continua igual. Não aconteceu nada emergencial para ser resolvido”, disse.

No período de recesso, ficaram suspensas as atividades em plenário, como sessões ordinárias e audiências públicas. A grande maioria dos gabinetes e setores administrativos da Casa, por outro lado, seguiram abertos normalmente das 7h às 12h.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Descriminalização do aborto: entenda o que está em discussão no STF e o que pode mudar

Contar se reúne com nacional do Republicanos e comenta sobre futuro político

Governo de MS realiza leilão de mais de 2 mil mobiliários

Festival Curta Campo Grande leva 58 produções a espaços culturais em novembro

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Traje de 50 kg e robô: saiba como funciona o trabalho do esquadrão antibombas do Bope

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Com oficinas e mentorias, MS Fashion Hub oferece experiência imersiva de moda em Campo Grande

Evento gratuito acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, em Campo Grande

Cotidiano

Casos de trombose chegam a quase mil por ano em MS; condição pode levar à morte

Ficar muito tempo sentado ou deitado após uma cirurgia, ou em viagens longas, aumenta o risco de trombose

Polícia

Mulher tem a perna decepada com facão e motosserra durante tentativa de feminicídio

Força Tática da PM continua fazendo buscas para encontrar o autor

Emprego e Concurso

Seguem abertas inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Ponta Porã

Inscrições vão até o dia 31 de outubro; são 215 vagas para diversos níveis de formação