Pular para o conteúdo
Política

Após erros da Fapec, MPF é acionado pela Comissão de Educação da Câmara de Campo Grande

Documento foi protocolado após comissão participar de várias reuniões
Anna Gomes -
(Nathália Alcântara-Midiamax)

A Comissão de Educação da de protocolou um pedido de providências no MPF (Ministério Público Federal), após a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) ser alvo de duras críticas.

Conforme o presidente da Comissão, o vereador professor Juari, do PSDB, o documento já foi protocolado. “Só ainda não sabemos qual promotor vai receber esse pedido de providências”, disse o parlamentar.

A decisão da comissão aconteceu após receber uma série de reclamações envolvendo a Fapec. Em uma delas, mais de 6 mil estudantes zeraram a redação do vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O resultado preliminar foi divulgado no dia 11 deste mês. O fato revoltou vestibulandos e professores.

O presidente da Comissão de Educação da Casa de Leis, disse que tem feito reuniões para que erros não voltem a acontecer. O parlamentar não descarta a possibilidade do assunto chegar ao Ministro da Educação, Camilo Santana.

“Estamos acionando os órgãos competentes. Já realizamos uma reunião da DPU (Defensoria Pública da União). Mandei muitas mensagens para e acredito que as informações também devem ter chegado até o Ministro da Educação”, disse o vereador.

Em dezembro do ano passado, dezenas de estudantes e professores lotaram o plenário da Câmara Municipal de Campo Grande. O grupo se manifestou contra os erros nas provas dos vestibulares da UFMS e (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Os manifestantes alegaram que a elaboração das provas prejudica os candidatos devido a quantidades de erros, que vão desde a falta de revisão a gabaritos com respostas incorretas.

A Fapec disse que o alto número de redações zeradas e notas baixas se deve ao não cumprimento dos requisitos básicos exigidos para a elaboração da redação.

“Qualquer candidato, independentemente de sua nota, poderia solicitar a revisão da nota por meio de recurso contra o resultado da Prova de Redação durante o período especificado no edital, de 12 a 14 de janeiro”, informou a Fapec.

“Essas notas deve-se ao não cumprimento ou cumprimento parcial, dos cinco critérios básicos para a redação, os quais são: adequação temática; organização e progressão textual; estrutura e desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo; aspectos de coesão e coerência do texto; e emprego da norma padrão da Língua Portuguesa”, comunicou a Fapec em nota.

Segundo a instituição, a adequação temática é um dos principais quesitos para a avaliação. No caso de ao tema, por exemplo, o texto não é considerado pela banca avaliadora, e o candidato recebe a nota padrão de 100 pontos.

Quanto aos problemas relacionados ao edital, a fundação afirmou que ‘apenas republica em seu site o edital elaborado pela contratante, respeitando, inclusive, a forma de apresentação’.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre o físico chinês Chen Ning Yang, vencedor do Prêmio Nobel, aos 103 anos

Cursinhos populares receberão investimento de R$ 108 milhões em 2026

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Últimas Notícias

Brasil

SC: Bicicleta voa ao ser arrastada por caminhão

Ciclista teve ferimentos leves

Polícia

Motorista é preso em Campo Grande com R$ 500 mil em cigarros eletrônicos escondidos

Homem confessou que recebeu uma proposta para entregar a carga na região do Brás, em São Paulo

Polícia

Gêmeo morre após carro capotar na MS-430 de São Gabriel do Oeste

Três pessoas, incluindo o irmão da vítima fatal, foram socorridas no acidente

Cotidiano

Apesar de chuva, Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Para voos nacionais, deve-se chegar ao aeroporto com 1h30 de antecedência