Pular para o conteúdo
Política

Após pedido de impugnação, TRE-MS defere candidatura de Delcídio do Amaral para a prefeitura de Corumbá

Decisão foi publicada nesta terça-feira
Karine Alencar -
Delcídio durante evento oficial do PTB em MS
Delcídio durante evento oficial em MS | (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Após pedido de impugnação pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) deferiu o requerimento de registro de candidatura de Delcídio do Amaral para a prefeitura de , a 427 quilômetros de . A decisão foi publicada nesta terça-feira (10).

De acordo com o juiz Jessé Cruciol Junior, da 7ª Zona Eleitoral de Corumbá, a impugnação se restringe à tutela que suspendeu os efeitos da Resolução do Senado Federal que decretou a perda do mandato de senador do agora candidato.

O magistrado considera que foram preenchidas todas as condições legais para o registro de concorrência em 2024. “Veio instruído com a documentação exigida pela legislação pertinente e as condições de elegibilidade foram preenchidas, não havendo causa de inelegibilidade”, diz a decisão.

“No mais, considerando a unicidade da chapa, verifico que do pedido de Registro do respectivo vice-prefeito (autos 0600083-64.2024) está regular”, reitera o texto.

“Ante o exposto, defiro o pedido de registro de candidatura de Delcidio Do Amaral Gomez, pela retomada de Corumbá [Avante/Prd/Pode] – Corumbá – MS, Avante – Corumbá, Podemos – Corumbá, 25 – PRD – Partido Renovacao Democratica – Corumba – MS – Municipal, para concorrer ao cargo de prefeito, com o número e o nome de urna registrados no Sistema de Candidaturas (CAND)”, finaliza.

Pedido de impugnação de candidatura

Após o Ministério Público de Mato Grosso do Sul registrar impugnação contra a candidatura do ex-senador e presidente estadual do PRD (Partido Renovação Democrática), Delcídio do Amaral, para a prefeitura de Corumbá nas eleições de 2024, o político alegou que a homologação não passava de ‘perseguição política’.

Em vídeo encaminhado à equipe de reportagem do Midiamax diante de questionamentos sobre o pedido, Delcídio declarou que segue firme na busca pela cadeira no executivo do terceiro maior colégio eleitoral do Estado.

“Meus amigos e amigas corumbaenses, mais uma vez a mesma novela. Delcídio não é candidato. Eu quero dizer que tem decisões judiciais absolutamente inapeláveis e que, mais do que nunca, garantiram minha participação em outras eleições. Isso parte sempre do mesmo grupo, esse grupo que persegue, aterroriza, compra pessoas, compra partidos e querem repetir esse modelo na nossa Corumbá. Nós não aceitamos a canga de ninguém, Delcídio prefeito 25 até a vitória”, disse ele.

Delcídio classificou, ainda, que a impugnação é “totalmente ilegal e de viés político inquestionável!”

No pedido encaminhado ao Juiz eleitoral da 7ª Zona Eleitoral de Corumbá/MS, o documento atesta como “inviável o deferimento do registro de candidatura do ora impugnado, tendo em vista que se enquadra na hipótese prevista no art. 1º, I, b, da Lei Complementar n. 64/90, com redação dada pela Lei Complementar nº 135/2010”.

O documento cita que Delcídio se candidatou para o cargo de senador da República nas eleições de 2002 pelo PT (Partido dos Trabalhadores) e, posteriormente, já nas eleições do ano de 2010, foi reeleito, mas depois teve o mandato cassado.

O Ministério Público considera na petição que a perda de mandato eletivo nos Poderes Executivo ou Legislativo, por decisão política, acarreta para o mandatário cassado a inelegibilidade “prevista no artigo 1º, inciso I, alínea “b”, da Lei Complementar n. 64/90, com a redação dada pela LC n. 135/2010 (lei da ficha limpa), inelegibilidade por oito anos”.

MPE considera improcedente impugnação de Delcídio

Em manifestação do Ministério Público Eleitoral no dia 27 de agosto, o promotor Rodrigo Corrêa Amaro considerou improcedente o pedido de impugnação contra a candidatura de Delcídio do Amaral, PRD (Partido Renovação Democrática), para a prefeitura de Corumbá nas eleições de 2024.

“O Ministério Público Eleitoral se manifesta pela improcedência da ação de impugnação de registro de candidatura intentada. No mais, aguarda-se a juntada da certidão cartorária a que faz menção o artigo 35 da Resolução 23.609/19, pugnando por nova vista para análise final/meritória”, diz o documento.

Nos autos, a defesa de Delcídio alegou que a inelegibilidade não poderia ser aplicada enquanto a resolução do Senado estiver suspensa por decisão judicial, sustentando, que “a hipótese de inelegibilidade decorrente da cassação por quebra de decoro não poderia ser reconhecida porque, em síntese, a eficácia da Resolução n.º 21/2016 do Senado Federal estaria suspensa por decisão liminar proferida nos autos de Agravo de Instrumento nº 1030256-69.2022.4.01.000”, diz parte do documento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanadizão

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Professor de "La Casa de Papel" e Homens-Aranhas na Supercopa - (Foto: Julia Rodrigues)

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

Osasco faz 2 a 0 e fica a um passo do título da Supercopa Feminina em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanadizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

maria em cg supercopa

‘Traz visibilidade para a cidade’: Maria em CG comenta experiência incrível na Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Jogo fantástico’, opina Vovó do Crossfit sobre final femina da Supercopa de Vôlei

"Estava torcendo para o Osasco", contou ela, revelando que fazia parte dos torcedores do campeão da noite.

MidiaMAIS

Do RJ e de Corumbá, influencers vibram pela Supercopa Feminina em Campo Grande

Com seus conteúdos, os influenciadores representam um público diverso na Capital

Esportes

Fã do Osasco foi ao Guanandizão ver Camila Brait antes da jogadora se aposentar

Vestindo a camisa do time, Matheus comentou sobre a importância da atleta

Esportes

Cruzeiro vence Fortaleza e segue na cola dos líderes do Brasileirão

O Cruzeiro venceu o Fortaleza por 1 a 0, neste sábado (18), no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol solitário da partida foi marcado por Christian ainda no primeiro tempo, resultado que mantém a equipe mineira na perseguição a Palmeiras e Flamengo, que se enfrentam neste domingo (19), no Maracanã. O jogo … Continued