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Política

Deputados devem cobrar TCU e ANTT sobre duplicação da BR-163 em que seis morreram em acidente

Processo de relicitação que permitiria duplicação da rodovia está parado com a ANTT e TCU
Thalya Godoy, Valesca Consolaro -
br-163
Acidentes poderiam ser evitados com duplicação da rodovia. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

O trágico acidente na BR-163 que resultou na morte de seis pessoas, na última quarta-feira (10), no trecho entre e Anhanduí, acendeu o debate na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) sobre a urgência de duplicação da rodovia que corta o Estado. 

O deputado estadual Pedro Alrlei Caravina (), na sessão desta quinta-feira (11), afirmou que deve apresentar um requerimento à Mesa Diretora cobrando informações do TCU (Tribunal de Contas da União) e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) sobre a repactuação do contrato com a empresa concessionária

Inclusive, a pressão pelas obras fez a empresa não cumprir o contrato e devolver a concessão. Entretanto, voltou atrás, mas um processo de relicitação já estava em andamento. A ANTT planejou relicitar a rodovia em 2020, mas avaliou que a repactuação do contrato com a CCR MSVia seria mais vantajosa. Contudo, o TCU analisou o contrato e havia a expectativa de autorização, o que ainda não ocorreu. 

Saiba mais: Trecho da BR-163 onde seis morreram em acidente não é duplicado e tem o pedágio mais caro de MS

“Havia uma expectativa da população sobre a duplicação da rodovia do trecho que vai desde a divisa com Mato Grosso até a divisa com o Paraná, todo o trecho dela é no território Mato Grosso do Sul e nada aconteceu. Aconteceu alguns trechos de terceira faixa, alguns trechos de duplicação, mas o pedágio está sendo cobrado”, afirmou o parlamentar. 

Vale ressaltar que o km 429, onde ocorreu o acidente, tem o pedágio mais caro de Mato Grosso do Sul. De acordo com a tabela da CCR MSVia, o preço da taxa para automóveis, caminhonetes e furgões é de R$ 9,10, num trecho que sequer é duplicado.

“Você poderia ter evitado vários acidentes se tivéssemos pelo menos terceiras faixas ou duplicações em trechos importantes. Nós temos esse anel viário que vai aqui no perímetro Urbano de Campo Grande em que é impossível de você andar no trecho que vai aqui da BR-262 até a BR-163 no sentido que vai pra sim. Nós não podemos mais ficar passivos”, explica o parlamentar. 

O requerimento que explicações do TCU e da ANTT deve ganhar apoio da Comissão Temporária para acompanhamento da execução da obra de duplicação da Rodovia BR-163. Os parlamentares querem saber como está a autorização da repactuação, se está prestes a ser assinado e quando a CCR deve iniciar as obras de duplicação da pista. 

“Não dá pra ficar esperando. São pessoas que estão perdendo suas vidas, os riscos são iminentes todos os dias e nós vamos ficar esperando a burocracia? Já definiu que a repactuação é melhor e que dentro dessa repactuação a CCR vai fazer investimentos e melhorar a via”, finalizou. 

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