Pular para o conteúdo
Política

Investigação aponta que ex-chefe de gabinete atuou em fraudes de licitações em Terenos na gestão do PSDB

Operação contra corrupção investiga suposto esquema de fraudes e favorecimentos no município
Dândara Genelhú, Renata Portela -
terenos licitações
Município foi alvo de operação. (Nathália Alcantara)

Investigações da operação contra suposto esquema de corrupção em Terenos apontam possível participação de Tiago Lopes de Oliveira, ex-chefe de gabinete do município, a 30 quilômetros de . As informações são de que ele teria atuado em fraudes de licitações ao lado de empresário apoiado da gestão do PSDB na cidade.

Henrique Wancura Budke (PSDB) é o chefe do Executivo no município. Assim, o ex-chefe de gabinete seria envolvido em ilegalidades de contratações para fornecimento de serviços de engenharia ao município. Além disso, informações obtidas pelo Jornal Midiamax, apontam que havia suposto arranjo entre três empresas.

Elas teriam atuado com apresentação de propostas com valores idênticos ou pouco abaixo do restante das concorrentes.

O secretário de Obras e Infraestrutura de Terenos, Isaac Cardoso Bisneto, foi preso nesta terça-feira (13) durante operação contra corrupção no município. Isaac aguarda audiência de custódia, prevista para esta quarta-feira (14).

Preso em Campo Grande, ele é um dos alvos de investigação sobre organização criminosa que fraudava licitações com participação de servidores municipais de Terenos.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, o secretário de obras teria aderido a suposto esquema de corrupção entre empresários investigados. Então, teria passado a praticar atos de ofício mediante recebimento de vantagens indevidas. As vantagens seriam no nome do próprio pai.

Operação em Terenos

Equipes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) deflagraram operação contra esquema de corrupção em Terenos.

Conforme informações oficiais, a operação prendeu uma pessoa em Campo Grande. Ainda, cumpriram outros nove mandados em Terenos, 5 em Campo Grande e um em Santa Fé do Sul, interior de .

De acordo com nota do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), houve identificação de esquema de corrupção que contava com participação de servidores públicos com empresários para fraudar licitações.

Além disso, o Gaeco apurou que grupo criou empresas sem estrutura ou experiência para celebrar contratos com a administração pública.

O nome da Operação é “Velatus”, que significa “velado”, em latim. A expressão remete à forma de atuação dos investigados, os quais agiram de forma insidiosa e velada para praticar crimes contra a Administração Pública.

A reportagem entrou em contato com o atual prefeito de Terenos, Henrique Wancura Budke (PSDB), que não atendeu as ligações. O espaço segue aberto para manifestação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeita de veículo clonado? Detran orienta como proceder em casos de fraude

Mamadeiras para centros infantis de Três Lagoas vão custar meio milhão

Quem matou Odete Roitman? Campo-grandenses dão seus palpites sobre identidade do assassino

Bebê de 11 meses é reanimado e levado para hospital após se afogar em piscina de plástico

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Durante intervenção policial, jovem é ferido a tiros e morre em aldeia de Dourados

Últimas Notícias

Trânsito

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Os bloqueios estão programados para ocorrer entre sexta-feira (17) e domingo (19)

Cotidiano

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Exercício contou com bombeiros civis e equipes de resgate no Aeroporto de Campo Grande e movimentação chamou a atenção

Brasil

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Carteira Nacional de Habilitação pode passar por mudanças nas exigências

Loterias

Quem será o sortudo? Aposta de Campo Grande leva prêmio de R$500 mil na Loteria Federal

Bilhete foi comprado na Lotérica Trevo Hiroy, na Vila Alba