Pular para o conteúdo
Política

Lei pretende implementar tratamento especializado para pessoas com TEA e TDAH em Selvíria

Trata-se da Lei n.º 1.320, de 17 de dezembro de 2024
Schimene Weber -
Câmara Municipal de Selvíria. (Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Selvíria)

O presidente da Câmara Municipal de Selvíria, Gilson Alves de Souza (), promulgou recentemente uma nova legislação que define diretrizes claras para a atenção integral ao TEA (Transtorno do Espectro Autista) e ao TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), com foco em um atendimento integrado entre as áreas de saúde, educação e .

A Lei, sancionada no uso das atribuições legais do presidente da Câmara, conforme os artigos da Lei Orgânica Municipal e da Resolução 140/2020, estabelece um conjunto de medidas para garantir que os indivíduos diagnosticados com TEA e TDAH recebam o apoio necessário para o seu desenvolvimento e inclusão social.

Direitos e garantias

A nova legislação assegura que as pessoas com TEA, diagnosticadas por laudo médico, sejam tratadas como pessoas com deficiência, conforme determina a Lei Federal n.º 12.764/2012. Isso garante, entre outras coisas, acesso a tratamentos especializados e a políticas públicas de saúde que respeitem suas necessidades específicas.

A Lei destaca que o atendimento aos indivíduos com essas condições será realizado de forma integrada por equipes multiprofissionais, incluindo neuropediatria, psiquiatria, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia e outras áreas relacionadas. Além disso, o município se compromete a garantir o diagnóstico precoce, o acesso a medicamentos e terapias nutricionais, além de oferecer apoio psicológico às famílias.

Integração entre serviços públicos

A Lei também estabelece que o atendimento será realizado por meio de uma articulação entre os serviços de Saúde, Educação e Assistência Social do município. Isso incluirá a promoção de programas de apoio comunitário que incentivem a inclusão social de pessoas com TEA e TDAH. O apoio se estenderá às famílias, oferecendo orientação e suporte contínuos.

Um ponto importante é a atuação do (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que terá papel ativo no acompanhamento da implementação das políticas públicas voltadas ao atendimento das crianças e adolescentes diagnosticados com TEA e TDAH. O CMDCA será responsável por garantir que as diretrizes estabelecidas sejam seguidas, assegurando os direitos previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Combate à discriminação e proteção de direitos

A Lei ainda reforça o compromisso do município em combater todas as formas de discriminação contra pessoas com TEA e TDAH, garantindo o direito à vida digna, à integridade física e moral e ao livre desenvolvimento da personalidade. A legislação prevê medidas para coibir atitudes de infantilização e aversão ao contato social, com a promoção de um ambiente mais inclusivo e respeitoso para todos.

Próximos passos

A Lei estabelece que, para aprimorar o atendimento, o Executivo Municipal poderá regulamentá-la e suplementá-la, garantindo que as ações de cuidado e proteção aos direitos das pessoas com TEA e TDAH sejam constantemente aperfeiçoadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Últimas Notícias

Cotidiano

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Vai ao ar neste sábado (18), às 21h

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista