Pular para o conteúdo
Política

Prefeito de Ivinhema cancela festa após MPMS abrir investigação e culpa “oposição suja”

Em vídeo, Juliano ferro admitiu que advogados orientaram cancelamento após denúncia de irregularidades, mas não explicou o que havia de errado
Karine Alencar -
Na foto, Juliano Ferro; ilustrativa. (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

O prefeito de , Juliano Ferro (PSDB) decidiu cancelar a Festa do Peão do município após instaurações de inquéritos do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que investigam a conduta do chefe do Executivo Municipal por autopromoção em eventos na cidade. Sem explicar o que havia de errado com o evento para decidir pelo cancelamento, o prefeito anunciou o fim da festa em vídeo postado nas redes sociais.

Para justificar o cancelamento, Ferro culpou a “oposição suja”, que denunciou a situação às autoridades. ”A oposição de Ivinhema fez uma denúncia sobre a festa do Peão. A gente consultou nosso jurídico e devido a essa denúncia, fomos orientados a cancelar a festa. Venho aqui pedir perdão aos nossos comerciantes, barraqueiros e hoteleiros, pedir perdão ao estrago que nossa oposição faz, não a mim, mas à administração e aos nossos comerciantes”, disparou.

Questionado pela equipe de reportagem do Mídiamax sobre os motivos do cancelamento, Ferro afirma que não há irregularidades ou autopromoção. “Decidimos cancelar devido à denúncia da oposição política e aproximação do pleito, queremos ter consciência de que não vamos deixar nenhuma situação desconfortável associada à nossa imagem”, alegou.

Apesar de falar sobre eventuais prejuízos em vídeo publicado em suas redes sociais, o gestor relatou que a administração ainda não havia efetuado os pagamentos dos fornecedores. Como de costume, a festividade será feita em novembro. O prefeito alertou que responderá à ação.

Vale ressaltar que o prefeito é atuante nas redes sociais e possui milhares de seguidores em seus perfis.

Investigações

Nesta semana, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou dois inquéritos que apuram a conduta do prefeito Juliano Ferro (PSDB), de Ivinhema, cidade distante 292 quilômetros de . Uma das apurações é a autopromoção do chefe do Executivo durante eventos da cidade.

Conforme o inquérito, denúncia foi feita para a 1ª Promotoria de Ivinhema, relatando que em todos os eventos realizados pela Prefeitura de Ivinhema, com dinheiro público, houve exposição “excessiva e pessoalizada do prefeito”.

Ainda segundo o MPMS, o ato vai contra o artigo 37 da Carta Magna, que diz: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

Isso, porque conforme o inquérito a participação de Ferro nos eventos festivos e comemorativos foi ‘muito além’, “ocasiões em que agiu o gestor como se fosse ‘parte do show’, aproveitando-se do ato para subir ao palco ladear celebridades, cantar, dançar e interagir de várias maneiras com artistas e público, com o nítido propósito de promover inequívoco enaltecimento do agente público e personalização de atos”, diz a peça.

Também de acordo com o MPMS, houve maior repercussão porque o prefeito divulga os vídeos das participações nos eventos nas redes sociais. O fato está em investigação, bem como supostas ilegalidades nos processos de inexigibilidade de licitação para contratação de artistas pelo Município de Ivinhema/MS nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024.

Por isso, foi oficiada a Secretaria de Finanças para encaminhar a relação dos valores desembolsados pelo município para as festas de peão de 2021, 2022, 2023 e 2024.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
gaby spanic a fazenda

Chocante? Gaby Spanic revela quem quer que vença A Fazenda 17 e quem não quer que ganhe de jeito nenhum

Em alusão ao mês da Consciência Negra, Casa de Cultura terá oficina gratuita de capoeira

Justiça nega abuso e libera Ifood cobrar taxa de consumidores em Mato Grosso do Sul

Moradora de Campo Grande abre vaquinha para concluir tratamento de saúde

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

VÍDEO: Imagens mostram momento de acidente que deixou 3 feridos, entre eles uma criança

Últimas Notícias

Polícia

Assassinado em lava rápido foi executado com 10 tiros no tórax por dupla em motocicleta

A outra vítima segue internada no hospital

MidiaMAIS

Estão abertas as inscrições para participar do Laboratório de Projetos de Curta-Metragem

Atividade é promovida pelo Festival Curta Campo Grande

Política

Comissão de Reforma Agrária aprova novas regras para registros de terras na fronteira

Senadora Tereza Cristina apoiou texto aprovado na Comissão, após relatar projeto na CRE

Mundo

Trump se contradiz sobre realização de reunião com Xi Jinping e aumenta incerteza de encontro

Republicano afirmou que tarifas adicionais a China são questões que envolvem segurança nacional