Pular para o conteúdo
Política

Projeto estadual prevê prazo de dois anos para construção de terrenos doados pela Agehab

Caso não seja cumprido, o terreno será revertido automaticamente ao patrimônio da Agência de Habitação
Beatriz Magalhães -
Imagem ilustrativa (Arquivo, Agehab-MS)

O Poder Executivo de protocolou um novo projeto de lei na (Assembleia Legislativa) que propõe mudanças na Lei nº 4.991, de 2017, que regula a doação de terrenos pelo programa habitacional da Agehab (Agência de Habitação Popular).

De acordo com o texto proposto, a iniciativa visa otimizar a utilização dos doados e evitar que terrenos sejam subutilizados ou fiquem ociosos, garantindo maior eficácia nas políticas públicas voltadas para a habitação popular.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A principal mudança sugerida pelo projeto é a fixação de um prazo de dois anos para que os beneficiários utilizem os terrenos doados pela Agehab para a construção de moradias.

Conforme o texto, o prazo começa a contar a partir da conclusão das obras de infraestrutura ou da quitação de um eventual contrato de investimento social, quando aplicável. Se o beneficiário não cumprir o encargo dentro desse período, o terreno será revertido automaticamente ao patrimônio da Agehab.

O governo estadual argumenta que a medida é essencial para evitar a ociosidade dos terrenos e assegurar que eles sejam utilizados para o fim social proposto.

“Queremos garantir que as famílias beneficiadas realmente utilizem os terrenos para a construção de suas moradias, evitando assim o desperdício de recursos e a subutilização de áreas destinadas ao programa habitacional,” destaca a justificativa do projeto.

Prorrogação única e excepcional

O projeto de lei também prevê uma flexibilização nos prazos para atender a casos excepcionais. Os beneficiários poderão solicitar uma prorrogação única de até dois anos, desde que apresentem uma justificativa formal e que esta seja aprovada pela Agehab.

A extensão do prazo é destinada a atender situações específicas em que o cumprimento do encargo seja dificultado por motivos alheios à vontade do beneficiário, como problemas de saúde ou dificuldades financeiras imprevistas.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ovacionada, Tifanny Abreu comemora início de temporada com vitória em Campo Grande

Sônia Tissiani e sua sobrinha Silvia Roberta - (Foto: Julia Rodrigues)

‘Jogo fantástico’, opina Vovó do Crossfit sobre final femina da Supercopa de Vôlei

Do RJ e de Corumbá, influencers vibram pela Supercopa Feminina em Campo Grande

Matheus Martins foi uniformizado para assistir final feminina da Supercopa no Guanandizão - (Foto: Julia Rodrigues)

Fã do Osasco foi ao Guanandizão ver Camila Brait antes da jogadora se aposentar

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a 1ª de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Cruzeiro vence Fortaleza e segue na cola dos líderes do Brasileirão

Últimas Notícias

Sérgio Cruz - O dia na história

1903 – Morre Barros Cassal, teórico da divisão de Mato Grosso

Advogado foi vítima de hepatite aguda

Esportes

Técnico do Osasco, campeão da Supercopa, agradece Campo Grande: ‘dias maravilhosos’

Treinador da equipe de vôlei feminino do Osasco Voleibol Clube e é um dos maiores nomes da história do clube.

Esportes

Vice-campeã olímpica, Camila Brait comemora vencer a última Supercopa em Campo Grande

Brait é vice-campeã olímpica e tem 36 anos

MidiaMAIS

‘Realizadíssima’ e muito fã de vôlei, mãe leva filha de 3 meses para não perder final da Supercopa no Guanandizão

"Tô amando Campo Grande, no interior eu nunca ia ter acesso a um jogo desse", afirmou Mariane