Pular para o conteúdo
Política

Com 25 mil em MS, certidões de nascimento sem nome do pai entram em discussão na Alems

Deputados estaduais de Mato Grosso do Sul analisam 4 projetos de lei no início desta semana
Thalya Godoy -
nomes cartorios ms 2024
Certidão de nascimento (Reprodução: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

Os deputados estaduais de iniciam a semana com a apreciação de quatro projetos, na sessão ordinária desta terça-feira (12). Entre elas, está a discussão sobre o registro da certidão de nascimento sem o nome do pai.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Em primeira discussão, será analisado o Projeto de Lei nº 091/2025 que obriga a comunicação à sobre registros de nascimento lavrados sem identificação de paternidade. A intenção é que o órgão possa atuar juridicamente em defesa dos direitos da criança e do adolescente. A proposta é do deputado estadual João Henrique Catan (PL). 

O projeto prevê o direito da mãe em indicar o suposto pai e propor, em nome da criança, ação de investigação de paternidade, com o objetivo de inclusão do nome do pai no registro de nascimento. Mães menores de idade terão prioridade.

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 25 mil recém-nascidos foram registrados sem o nome do pai na certidão de nascimento, desde 2016. Em 2024, o número de bebês registrados apenas com o nome da mãe chegou a 2,7 mil, conforme dados da Arpen (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais). 

Outros projetos

Outra proposição apreciada em primeira discussão é o PL  nº 251/2024, que obriga as empresas prestadoras de serviço público a informar aos usuários sobre os prazos para ligação, religação, corte ou consumo final do serviço. A autoria é do deputado Junior Mochi (MDB). 

Já em segunda discussão, os parlamentares analisam o PL nº 018/2025, que prevê a obrigatoriedade de instalação de elevadores, destinados ao uso coletivo, para o transporte de maca em edifícios públicos ou privados em Mato Grosso do Sul. O autor do projeto é o deputado Paulo Duarte (PSB). 

Por fim, também será apreciada a instituição do cordão de fita com desenhos de borboletas e/ou com laços na cor roxa para ajudar na identificação de pessoas com fibromialgia. O autor do Projeto de Lei nº 022/2025 é o deputado estadual Neno Razuk (PL).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued