Pular para o conteúdo
Política

Acordo com Solurb vai encerrar coleta de lixo em condomínios residenciais? Planurb esclarece

Campo Grande fechou acordo com Solurb e a empresa deixará de coletar lixo de grandes geradores
Dândara Genelhú -
solurb
Imagem ilustrativa – (Solurb). (Reprodução, Solurb)

Acordo que desobriga a Solurb a coletar resíduos de grandes geradores em causou dúvidas entre condôminos da Capital. Aumento da taxa de ? Contratação de empresa privada de coleta? Ao Midiamax, a Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano Campo Grande) esclareceu que condomínios residenciais não serão afetados.

“A Planurtb informa que a questão não abrange os condomínios exclusivamente residenciais”, informou em nota. A Prefeitura de Campo Grande afirmou nesta terça-feira (10), que o acordo com a concessionária trata de resíduos produzidos por imóveis comerciais, industriais e institucionais.

De acordo com Decreto 13.653/2018: “Art. 2º São considerados Grandes Geradores, para fins deste Regulamento, pessoas físicas ou jurídicas, os proprietários, possuidores ou titulares de estabelecimentos públicos, institucionais, de prestação de serviços, comerciais e industriais, terminais rodoviários e aeroportuários, entre outros, exceto residenciais, cujo volume de resíduos sólidos gerados seja superior a 200 (duzentos) litros/dia ou 50 (cinquenta) quilogramas”.

Ao Midiamax, o da Solurb, Márcio Torres, confirmou que o acordo não afeta os condomínios residenciais. “Coleta normal em condomínios”, tranquilizou os condôminos campo-grandenses.

LEIA – Solurb propõe acordo após ação sobre lucros milionários da coleta privada em Campo Grande

Acordo

Em 6 de junho, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) informou que o acordo dá 180 dias para a Solurb encerrar a coleta de lixo de grandes geradores. A medida faz parte de um acordo celebrado entre a concessionária, a Prefeitura de Campo Grande, a Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) e o MPMS.

A medida é resultado de uma ação civil pública da 31ª Promotoria de Justiça. O processo questionava a legalidade da Solurb em prestar o serviço, não previsto no contrato de concessão de 2012. Assim, a Justiça homologou a decisão. Logo, encerrou a ação civil pública com resolução de mérito. 

Por fim, o acordo prevê que a Solurb deverá notificar os clientes sobre a interrupção do serviço no prazo de dois meses. Em seguida, a empresa terá mais 120 dias para rescindir ou ceder os contratos firmados.

Dúvidas

No release do MPMS, o órgão cita que condomínios estão inclusos no acordo de desobrigação de coleta de lixo. “Decisão judicial põe fim à coleta para empresas, indústrias e condomínios; grandes geradores deverão contratar serviços privados”, informou.

Logo, campo-grandenses começaram a discutir o assunto. “Constante regresso, chega a ser “, disse um nas redes sociais.

Além disso, outro disse: “furada do caramba morar em condomínio”. No entanto, com o esclarecimento da Solurb e Planurb, condôminos podem se tranquilizar: a coleta dos condomínios residenciais estão mantidas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued