A prefeita Adriane Lopes (PP) assinou o acordo que ratifica Campo Grande como cidade-irmã dos municípios de Iquique (Chile) e San Salvador de Jujuy (Argentina). Eleita vice-presidente da Associação de Municípios do Corredor Bioceânico de Capricórnio, a medida adotada pela gestora da Capital sul-mato-grossense propõe a ampliação da cooperação internacional entre os países.
“É um dia histórico para os municípios da Rota Bioceânica. É uma grande satisfação sermos recebidos aqui em Jujuy pelo prefeito Raúl Jorge e assinar hoje os documentos de geminação entre Campo Grande, Jujuy e Iquique. Este é um momento muito importante para nossas cidades e vilas, pois gerará grandes oportunidades. Saímos daqui muito felizes e com o coração cheio de alegria por tudo o que trouxemos para a nossa capital”, destacou Adriane durante a solenidade.

A nova associação é formada por mais de 40 municípios dos países-membros da rota e foi fundada com a missão de promover o desenvolvimento de plataformas digitais e programas de intercâmbio turístico, cultural, esportivo e produtivo, “fortalecendo assim os laços entre as cidades que compõem o corredor”, destaca nota do governo municipal argentino.
“Essa rede de municípios nos permitirá coordenar uma agenda comum para promover acordos mais diretos entre as regiões e promover o turismo, a cultura e o esporte. É um grande desafio que estamos enfrentando juntos com uma equipe de autoridades e líderes comprometidos com o desenvolvimento regional”, afirmou o prefeito argentino Raúl “Chuli” Jorge.
Ele enfatizou ainda que a iniciativa beneficia áreas estruturantes do município. “Tudo isso será complementado por uma oferta turística e gastronômica ampliada, coordenada com os municípios dos países vizinhos”, pontuou.
O prefeito de Iquique, Mauricio Soria, destacou que a ratificação de acordos de geminação que já estavam em vigor, validados formalmente pelos gestores atuais, contribui para que o corredor bioceânico deixe de ser um sonho. “Hoje é uma realidade que já está sendo trabalhada. Este processo nos permitirá avançar em acordos culturais, esportivos e econômicos entre nossas cidades”, ressaltou.

Outras ‘irmãs’ pelo mundo
Campo Grande possui nove “cidades-irmãs” espalhadas por três continentes. Essa medida é adotada por gestores com a intenção de criar parcerias para benefício mútuo.
Essas relações, formalizadas por acordos entre as prefeituras, visam o intercâmbio de experiências, tecnologias e conhecimentos em áreas como economia, educação e turismo.
As nove cidades-irmãs de Campo Grande são:
Na Ásia: Lishui (China).
Na Europa: Turim (Itália), Zlín (República Tcheca) e Bialystok (Polônia).
Na América do Sul: Iquique (Chile), Pedro Juan Caballero (Paraguai) e, na Argentina, as cidades de Puerto Tirol, Corrientes e San Salvador de Jujuy.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!
(Revisão: Bianca Iglesias)