Pular para o conteúdo
Política

ACP denuncia manobra por regime de urgência para Escola Cívico-Metropolitana em Campo Grande

Vereadores publicaram vídeo provocando militância conservadora a apoiar projeto que altera gestão em escolas
Vinicios Araujo, Anna Gomes -
André Salineiro é propositor da medida. (Foto: Izaias Medeiros/Divulgação)

O vereador André Salineiro (PL), vice-presidente da Câmara de , tentou inserir em regime de urgência, na sessão de ontem (04/09), o PL (Projeto de Lei) n° 11.612/2025, que prevê a implementação do modelo de Ecime (Escola Cívico-Metropolitana) na Rede Municipal de Ensino. Contudo, a medida foi derrubada após ação da ACP (Associação Campo-Grandense de ) considerar a tramitação irregular sob justificativa da ausência de diálogo com a categoria.

Segundo o presidente da entidade, Givalno Bronzoni, ao terem ciência da tramitação em regime de urgência, representantes da associação se deslocaram até a Casa de Leis para pressionar a derrubada da tramitação. Bronzoni afirmou ao Jornal Midiamax que nem a Comissão de Educação da Câmara sabia que o projeto seria votado.

Diante da pressão imposta, o colegiado então resolveu retirar a proposta e prometeu uma reunião com o sindicato, agendada para a próxima quarta-feira, 10/09.

“Temos pautado que, quando o Legislativo tem que propor uma lei, é importante conversar com a categoria atingida. Não fomos acionados para debate para expor o nosso lado em questões que podem mudar o rumo da educação. O sindicato defende a educação pública para todas as crianças. Quando coloca elementos, quebra a valorização da educação. Não conhecíamos nem o projeto original e ainda nos foi apresentado com emendas. A escola precisa ser gerida por educadores. Reconhecemos o papel importante da guarda, de todo o serviço público, mas a escola é papel do professor”, afirma Givalno.

Rixa ideológica

Segundo o presidente, é preciso isolar a rixa ideológica colocada no Brasil em pautas importantes como a educação.

“A escola é lugar de ensinar. A falta de segurança é um problema complexo. O projeto atingiria todas as escolas municipais, sem falar com a categoria”, disse, ao explicar que a proposta da lei mudaria a gestão escolar da Capital, transferindo parte para a guarda civil metropolitana.

“A escola que é gerida pela guarda municipal, que ensina hierarquia, disciplina para os alunos, e a gente quer aumentar o número dessas escolas. O Sindicato dos Professores veio aqui, articulou e pressionou os nossos colegas vereadores para que esse projeto não vá adiante, e a gente precisa muito do apoio de vocês”, afirmou Rafael Tavares em vídeo, mobilizando apoiadores por meio das redes sociais. O parlamentar se apresenta como coautor da proposta.

Ao lado do vereador titular do projeto, André Salineiro, Tavares provoca a militância conservadora a apoiar a tramitação da lei para que os demais parlamentares da Casa de Leis se engajem com a matéria.

“Campo Grande tem a oportunidade de reconhecer essa escola como a primeira Escola Cívico-Metropolitana do Brasil, e corremos o risco, caso esse projeto demore pra ser pautado… Não perder essa oportunidade. Não conseguimos hoje trazer esse projeto, ser votado, devido à interferência dos sindicatos, mas eu tenho certeza que logo ele entrará aqui na pauta e precisamos da colaboração de todos que veem na Escola Cívico-Metropolitana um modelo exemplar de escola pública municipal”, reitera Salineiro.

O que propõe a Escola Cívico-Metropolitana?

O PL proposto por Salineiro autoriza a Prefeitura de Campo Grande a implementar o modelo de Ecime (Escola Cívico-Metropolitana) em unidades da Rede Municipal de Ensino. A proposta foi apresentada em 13 de fevereiro de 2025, estabelecendo conjunto de ações voltadas à gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com foco no desenvolvimento de valores e no preparo dos alunos para o exercício da cidadania.

O modelo tem como diretrizes a elevação da qualidade do ensino, medida pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a gestão pedagógica eficiente e o fortalecimento de valores humanos e cívicos, como civilidade, respeito, honestidade, dedicação e excelência. O projeto define que a iniciativa é complementar às políticas de melhoria da qualidade da educação já existentes no município.

Entre os objetivos do programa, estão a redução da evasão escolar, do baixo desempenho acadêmico e dos índices de violência no ambiente escolar. Segundo o PL, “a educação formal oferecida será baseada em valores cívicos, patrióticos, éticos e morais, com ensino sobre o respeito às leis e os direitos e deveres do cidadão”.

Entretanto, uma emenda modificativa detalha a participação da Guarda Civil Metropolitana na gestão das unidades de ensino. A proposta estabelece uma divisão de responsabilidades entre a Semed (Secretaria de Educação) e a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social).

A principal alteração acrescenta um artigo à proposta original, definindo que a Escola Cívico-Metropolitana será regida por três áreas de gestão.

A “Gestão Educacional”, de acordo com o documento, ficará a cargo de guardas civis metropolitanos com formação em áreas da educação e técnicas correlatas, que serão responsáveis pela orientação comportamental, disciplinar e cívica dos estudantes.

As outras duas áreas são a “Gestão Administrativa”, sob responsabilidade da direção da escola, e a “Gestão Pedagógica”, que ficará com a coordenação pedagógica da unidade, focada no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem.

A emenda também estabelece que as atividades a serem realizadas nas escolas serão definidas em conjunto entre a Semed e a Sesdes. A competência sobre o modelo, antes atribuída apenas à Educação, passa a ser compartilhada entre as duas secretarias.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued