Pular para o conteúdo
Política

Adriane Lopes confirma novo projeto do estacionamento rotativo para este semestre

A proposta foi alterada algumas vezes após pedidos da Câmara de Campo Grande
Anna Gomes, Carol Leite -
Prefeita Adriane Lopes (Foto: Arquivo/Reprodução FNP)

A Prefeita de , (PP), disse que o do estacionamento rotativo já está sendo finalizado pela prefeitura e, em breve, deve ser encaminhado para a Câmara da Capital. A proposta já foi alterada algumas vezes após pedidos da Casa de Leis.

“O projeto já está em fase de conclusão. É algo que a população tem nos cobrado muito”, disse a prefeitura durante uma agenda pública na manhã desta sexta-feira (1º).

Há alguns anos o projeto está sofrendo alterações. Em 2024, a proposta chegou a ser sancionada pela prefeita, mas não teve empresas interessadas. O projeto causou polêmica e chegou a ser retirado da Câmara da Capital algumas vezes para alterações.

A última alteração, quando a proposta foi sancionada, tinha como objetivo manter uma concessão para a exploração e prestação dos serviços de até 12 anos a contar da assinatura do contrato.

Conforme consta no Diário Oficial do dia 30 de abril de 2024, era admitida a prorrogação do prazo da concessão, mediante autorização da Câmara Municipal. Também houve a inclusão de número de vagas que serão instaladas: 6.200.

Sem interesse de empresas, o projeto está passando por novas alterações no Executivo. Recentemente, questionado pelo Jornal Midiamax, o vereador Papy () disse estar cobrando a proposta e agora pede uma concessão de pelo menos 30 anos, algo que a própria Câmara rejeitava.

Entenda

Em setembro de 2023, a prefeitura enviou o projeto com a concessão que tinha duração de 15 anos, prorrogáveis por mais 15. Na época, a proposta foi rejeitada pelos vereadores que agora pedem o mesmo prazo de concessão: 30 anos.

Sem contrato vigente, o imbróglio envolvendo o desinteresse de empresas na exploração do estacionamento rotativo em Campo Grande esbarra no tempo de concessão. É o que avalia Papy. Segundo ele, o impasse seria o tempo de concessão e, agora, a Casa deve votar uma proposta muito parecida com uma já derrubada pelos vereadores em 2023.

“Falei com a prefeita e sugeri para que mandasse a matéria, pois temos um ambiente diferente do ano passado para fazermos uma lei mais atrativa para que tenhamos uma empresa fazendo esse estacionamento rotativo. A lei ficou muito ruim, para falar a verdade”, disse o vereador.

O vereador já havia comentado sobre o que estaria travando o interesse das empresas. Ele explica que é preciso ter uma concessão de 20 a 30 anos. Contudo, em 2023, a Prefeitura de Campo Grande enviou o projeto para normatizar o estacionamento rotativo nas vias da cidade, em substituição ao Flexpark, que existia na região central. Na época, a proposta era praticamente a mesma que o presidente da Câmara agora defende.

“O desinteresse do agente privado está nos 12 anos de concessão. No geral, o tempo é de 20 a 30 anos. É preciso revisar a lei. O parquímetro é importante para a rotatividade do centro. A prefeita vai precisar mandar o projeto de novo para a Casa. Naquele momento, era pré-eleição e pode ter afetado a aprovação. O parquímetro não é questão política, é necessário”, explicou Papy.

Fim do contrato

A Flexpark deixou de prestar os serviços de estacionamento rotativo na área central de Campo Grande no dia 22 de março de 2022. Três anos após a rescisão contratual, a concessionária que administrou o parquímetro da Capital ganhou na Justiça o direito de receber R$ 22 milhões por reajustes que não foram feitos no parquímetro.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Últimas Notícias

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued

Polícia

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

A ocorrência segue sob investigação da polícia