Pular para o conteúdo
Política

Agetran quer barrar coleta de assinaturas por intervenção ao Consórcio em terminais, diz Maicon

Vereador afirma que aguarda manifestação oficial da agência
Vinicios Araujo, Anna Gomes -
Maicon Nogueira já tem feito coletas de assinatura nos terminais de Campo Grande. Foto: Pietra Dorneles, Midiamax

O vereador Maicon Nogueira (PP) afirmou nesta manhã (2) que a (Agência Municipal de Trânsito de ) estaria intencionada a barrar a coleta presencial de assinaturas nos terminais à petição pública pela intervenção ao Consórcio Guaicurus, detentora da concessão do da Capital. O serviço prestado pelo grupo bilionário foi alvo de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara de Vereadores.

De acordo com o parlamentar, um técnico da agência o procurou para afirmar que a coleta presencial nos terminais seria impedida. Maicon agora aguarda a manifestação oficial da pasta.

“Eu tô esperando a resposta formal da Agetran. Ouvi dizer que não vão liberar. Eu tô pagando pra ver”, disse o parlamentar, que mencionou a intenção de exercer manifestações com cartazes, faixas e panfletagens.

O protesto, se ocorrer, vai mirar o direito de coletar as assinaturas à petição e conscientizar a população sobre a precariedade do serviço do transporte público.

“Por que eu não vou poder fazer um protesto pacífico, avisado, com data e horário, colocando o nome das pessoas que estarão lá? Ninguém vai fazer nada de maneira violenta. Não é o meu perfil. E eu ouvi dizer que eles vão tentar proibir”, destacou o vereador.

Nesta quinta-feira, às 17h, deve ocorrer mais uma mobilização no terminal central, na Praça Ary Coelho. A petição é virtual, mas as coletas presenciais estão dando a oportunidade dos usuários do transporte coletivo participarem. Até às 11h17, o portal de coletas on-line já acumulava 7.459 assinaturas pela intervenção ao contrato.

A petição foi lançada no dia 22 de setembro. Para participar, basta acessar o link e preencher nome, telefone e CPF, e confirmar. Podem participar tanto usuários quanto cidadãos que desejam que o contrato bilionário de concessão do transporte coletivo entre a Prefeitura de Campo Grande e o Consórcio Guaicurus seja apurado.

Em tese, a intervenção vai garantir que a administração estabeleça um interventor que avalie se há cumprimento correto das cláusulas contratuais, se o grupo está em dia com os acordos firmados, podendo inclusive resultar na rescisão do contrato.

A CPI do Transporte Coletivo teve como principal alvo os empresários e dirigentes do Consórcio Guaicurus. Isso porque a empresa, apesar de lucrar com o serviço, segue impondo ao campo-grandense uma rotina de frota sucateada, linhas fantasmas, atrasos, superlotação e ausência de segurança aos usuários.

Foram centenas de denúncias registradas ao longo do processo de investigação na Câmara. O relatório final impôs o pedido de indiciamento dos diretores e ex-diretores, além do quadro societário do grupo empresarial, e também de servidores e ex-servidores das agências de regulação e trânsito de Campo Grande.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued