Pular para o conteúdo
Política

‘Após 20 anos governando, é natural que acumule desgaste’, avalia Vander sobre eleições na Bolívia

Candidatos da esquerda ficaram para trás nas eleições deste ano na Bolívia
Fábio Oruê -
vander bolívia
Deputado estadual Vander Loubet. (Eliel Dias, Jornal Midiamax)

Com dois candidatos da direita indo para o segundo turno nas eleições da Bolívia — e a derrota da esquerda nas urnas —, o deputado federal (PT-MS) avalia que é esperado que um governo tão duradouro, de 20 anos, fique desgastado diante da população.

“Após 20 anos governando, é natural que o MAS [Movimento ao Socialismo] acumule algum desgaste. Mas acredito que a situação mais difícil para o campo da esquerda e que prejudicou o resultado do partido nesta eleição foi o racha entre o grupo do ex-presidente Evo Morales e o grupo do atual presidente Luis Arce”, afirma ao Jornal Midiamax.

As eleições confirmaram a rejeição ao partido de esquerda Movimento ao Socialismo (MAS), o qual governou a Bolívia — que faz seca com — durante 20 anos, primeiro com Evo Morales e depois com Luis Arce.

Andrónico Rodríguez, o principal candidato de esquerda, ficou na quarta colocação, com 8,15%. Já o candidato do MAS, Eduardo del Castillo, terminou a eleição em sexto lugar, com 3,14% dos votos.

Rodrigo Paz Pereira, da chapa de direita Partido Popular Cristão, ficou em primeiro, com 32,08% dos votos, enquanto Jorge “Tuto” Quiroga, do Liberdade e Democracia, foi o segundo mais votado, com 26,94%.

Para ele, Paz se apresenta como candidato de centro-direita, com um discurso de conciliação. “Isso é importante para evitar a ascensão de um presidente de extrema-direita, o que com certeza seria muito prejudicial para o povo boliviano, que poderia passar a sofrer o mesmo que nossos hermanos argentinos estão sofrendo agora nas mãos do governo Milei”, avalia Vander.

Além disso, Paz surpreendeu ao se colocar como um outsider durante a campanha e se beneficiou da desconfiança dos bolivianos em relação à classe política. As pesquisas de opinião haviam colocado Quiroga e o candidato Samuel Doria Medina no segundo turno, mas Medina amargou o terceiro lugar, com 19,93%.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued