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Política

Após Câmara manter veto do ‘ar no busão’, proposta pode ser incluída na CPI do Transporte

Prazo para Casa entregar levantamento de irregularidades do Consórcio Guaicurus termina dia 30 de setembro
Anna Gomes -
camara
Plenário da Câmara de Campo Grande. (Fabio Oruê, Jornal Midiamax)

Após o veto do Executivo que obriga que os ônibus de tenham ar-condicionado não ser derrubado pela Câmara da Capital, o vereador, autor da proposta, Landmark Rios (PT), cobra que a proposta seja incluída na CPI (Comissão Processante de Inquérito) que investiga irregularidades da empresa responsável pelo transporte coletiva na cidade, o Consórcio Guaicurus.

O projeto de Lei que obrigaria os novos ônibus a ter ar-condicionado no transporte coletivo da Capital chegou a ser aprovado pela Casa de Leis em junho, mas foi vetado pela prefeitura. Quando o documento retornou para a Câmara, os vereadores mantiveram o veto do Executivo na última sessão ordinária do dia 4 de setembro.

Após meses de oitivas e reuniões, o relatório final da CPI que investiga o Consórcio Guaicurus tem prazo para ser entregue neste mês de setembro. O vereador Landmark pediu para a comissão que investiga a empresa inclua a proposta no documento.

A entrega do relatório final do estudo da Comissão já foi prorrogada duas vezes e a última, publicada no Diário Legislativo da Câmara Municipal na última quarta-feira (3), fixa como nova data limite o dia 30 de setembro.

Diante desse prazo extra, o vereador Landmark afirmou que vai exigir a inclusão da necessidade de ar-condicionado nos ônibus entre as recomendações do documento final da CPI.

Segundo Landmark, não há mais justificativa para adiar o debate, já que até mesmo os próprios gestores do Consórcio Guaicurus reconheceram o transtorno enfrentado pelos usuários. O , João Rezende, admitiu que “hoje é realmente um calor”.

“Se os próprios dirigentes do já afirmaram que o ar-condicionado é possível e necessário, não faz sentido o relatório final da CPI ignorar essa pauta. O trabalhador que enfrenta ônibus lotado e calor intenso todos os dias merece dignidade. Vamos cobrar que isso esteja no relatório e que seja uma exigência para o futuro do transporte em Campo Grande”, declarou Landmark.

A CPI concentra suas conclusões em três eixos principais: a idade média da frota, a situação financeira do Consórcio Guaicurus e o cumprimento do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG). Para Landmark, no entanto, o relatório só estará completo se também apontar medidas práticas que melhorem diretamente a vida dos usuários. “Temos que intensificar esse debate, garantindo mais dignidade ao trabalhador”.

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(Revisão: Bianca Iglesias)

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