Pular para o conteúdo
Política

Após críticas, PT mantém apoio a Riedel, mas pede afastamento de ‘radicais do Bolsonaro’

Presidente estadual da sigla destaca apoio da bancada federal do PSDB ao Governo Lula
Marcus Moura -
Partido se reuniu na tarde desta segunda-feira (8), em Campo Grande. (Fotos: Midiamax e Reprodução)

Após críticas proferidas por diversos parlamentares petistas de Mato Grosso do Sul ao posicionamento do governador (), que defendeu a revisão de penas e a anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, o Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniu e decidiu que continuará compondo a base de apoio ao governo tucano, mas com uma postura crítica.

Segundo o presidente estadual da sigla, Vladimir Ferreira, a bancada federal do PSDB na Câmara, composta pelos deputados Beto Pereira, Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende, tem demonstrado, em sua maioria, apoio aos projetos do Governo Lula na Casa de Leis.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“Eu conversei com alguns parlamentares do PT e nós temos o apoio de deputados da bancada federal a projetos do governo Lula. Dos três deputados do PSDB, dois, com certeza, acompanham o governo nas votações”, afirmou ele, referindo-se aos parlamentares Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende.

Em relação ao condicionamento do apoio do partido em Mato Grosso do Sul à reeleição do governador Eduardo Riedel ao apoio do tucano à reeleição de Lula, Ferreira declarou que a solicitação do partido se limita ao afastamento do chefe do Executivo estadual dos radicais da extrema-direita.

LEIA: Após apoio de Riedel à anistia, Vander diz que futuro do PT no governo de MS deve ser discutido

“Nós não estamos condicionando apoio ao Lula, mas sim um distanciamento, um afastamento dos radicais do . Sabemos até porque eles vão para um partido, e esse partido deve ter uma candidatura nacional. No entanto, nós não estaremos em nenhum palanque que esteja a serviço de Bolsonaro e sua turma”, enfatizou.

Em nota encaminhada à imprensa após a reunião realizada com as lideranças nesta segunda-feira (7), o partido afirmou que qualquer decisão referente ao apoio a Riedel será debatida em colegiado, em diversos níveis.

“As consequentes medidas políticas decorrentes dessa nossa posição serão tomadas em consonância com nossa base partidária, a Direção Nacional do PT e o núcleo político do Governo Lula, levando em conta nossa prioridade de reelegermos o nosso projeto nacional, com ampliação das nossas bancadas e a conquista de uma das vagas ao Senado”, afirmou o documento.

LEIA: Gleice Jane critica apoio de Riedel à anistia e pede saída do PT do governo

Confira a nota na íntegra:

“A Executiva Estadual do PT reunida nesta segunda-feira, 07/04/2025, com a presença da Bancada de Deputados e Deputadas Estaduais e Federais, vem a público manifestar sua total oposição a manifestação do Governador do Estado, Eduardo Riedel, em favor da anistia aos golpistas extremistas do dia 08 de janeiro de 2023. Dada à gravidade dos fatos, essa posição é inaceitável.

A direção do PT cobra coerência do Governador, tendo em vista que nas eleições de 2022, em respeito aos valores democráticos, à civilidade na política, contra o negacionismo e o extremismo, o PT apoiou Eduardo Riedel no segundo turno das eleições.

A extrema direita, para quem o Governador defende anistia, foi derrotada, e nos causa indignação essa manifestação de apoio. Acreditamos que é, no mínimo, incoerente para quem quer se apresentar como democrata e defensor da soberania popular expressa nas urnas.

Ao falar no caráter humanitário de um projeto de anistia, cobramos que esse sentimento esteja presente no respeito às comunidades indígenas e às famílias acampadas, que rotineiramente são tratadas com violência por reivindicarem seus direitos à terra, à água e à vida.

Quanto a obrigação do Congresso em votar um projeto de anistia (rejeitado por 62% do povo brasileiro), entendemos que existem pautas mais urgentes e necessárias, como, por exemplo, a isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais e a cobrança justa do imposto dos milionários. É isso que o povo espera do Congresso com o apoio dos governadores.

É verdade, quando o Governador diz que, “ Não dá para errar de novo e no mesmo lugar”, porque o Brasil já cometeu o erro de aprovar uma anistia que perdoou os crimes cometidos pelos militares após o Golpe de 1964, que prendeu, torturou e matou cidadãos brasileiros. Tal fato, permitiu que os golpistas do dia 08 de janeiro de 2023 fizessem o que fizeram, imaginando que mais uma vez sairiam impunes. Sendo assim, uma nova Anistia é errar novamente no mesmo lugar.

Desta forma, o PT de Mato Grosso do Sul reafirma o seu compromisso histórico e programático com a democracia, e qualquer caminho que não aponte para esse objetivo não contará com nosso apoio.

As consequentes medidas políticas decorrentes dessa nossa posição serão tomadas em consonância com nossa base partidária, a Direção Nacional do PT e o núcleo político do Governo Lula, levando em conta nossa prioridade de reelegermos o nosso projeto nacional, com ampliação das nossas bancadas e a conquista de uma das vagas ao senado.

Comissão Executiva Estadual do PT/MS”

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Santos aproveitou as muitas falhas do Corinthians