Pular para o conteúdo
Política

Após denúncia viral, deputada de MS quer semana de palestras contra adultização de crianças

Para enfrentar rede de pedófilos, Mara sugere palestras, oficinas, rodas de conversa e mobilização de órgãos públicos
Vinicios Araujo, Renata Volpe -
Deputada Mara Caseiro é autora do projeto de lei. (Reprodução: Arquivo)

Após a repercussão da denúncia do influenciador Felipe Bressanim Pereira, mais conhecido como Felca, acerca da adultização de crianças por meio das redes sociais, nutrindo uma rede de pedofilia escondida nesses canais, a deputada estadual () apresentou um projeto de lei para instituir a “Semana Estadual de Combate à Adultização, à Exploração, à Sexualização e à Exposição Precoce de Crianças e Adolescentes nas Redes Sociais” em .

A medida é mais uma iniciativa que se soma a outras espalhadas pelo país, após o influenciador impactar o país com um documentário de quase 50 minutos em que mostra, com evidências, como adultos, incluindo influenciadores digitais e pais ou responsáveis, exploravam a imagem de menores para ganhar engajamento nas redes e, consequentemente, dinheiro. Até a tarde desta terça-feira, 12 de agosto, mais de 32 milhões de visualizações já haviam sido registradas no vídeo.

A semana de enfrentamento proposta pela parlamentar sul-mato-grossense, que, se aprovada, deverá entrar para o Calendário Oficial de Eventos do Estado, prevê realização anual, na segunda semana do mês de agosto.

Segundo a justificativa do projeto, “a popularização das redes sociais e a facilidade
de acesso à internet, embora representem avanços tecnológicos importantes, também impuseram
novos riscos à infância e adolescência, sobretudo quando se observa o fenômeno da adultização
precoce, caracterizado pela exposição de menores a comportamentos, imagens e contextos
incompatíveis com sua faixa etária”, afirma.

Durante a apresentação do projeto, Mara Caseiro destacou a importância de proteger as crianças.

“Precisamos de algum instrumento para impedir esses pedófilos, que, de maneira velada, podem entrar na vida e na consciência das nossas crianças e acabar com a infância, com tudo que nós mais prezamos pela infância de nossas crianças. Que elas possam ser livres, possam viver dignamente e que a sua infância venha a ser com dignidade, que não interfira, inclusive, no seu intelecto, no seu futuro intelectual”.

Para criar um espaço de reflexão e mobilização social, com ações educativas e campanhas de conscientização, a iniciativa prevê a realização de diversas atividades em articulação com órgãos públicos e entidades privadas, como:

  • Campanhas educativas em mídias locais e redes sociais do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública.
  • Palestras e rodas de conversa em escolas públicas e privadas.
  • Oficinas de letramento digital para pais, professores e estudantes.
  • Concursos culturais e premiações de boas práticas nas escolas.
  • Ações integradas com Conselhos Tutelares, Ministério Público, Defensoria Pública e Polícia Civil.

O projeto recebeu apoio de outros parlamentares. O deputado Pedro Kemp (PT) parabenizou a iniciativa, ressaltando que “a necessidade de proteger nossas crianças é urgente, são o futuro da nossa cidade e país”. Rinaldo Modesto também elogiou a proposta, afirmando que a denúncia traz luz a algo que sempre denunciaram e que a iniciativa é de “extrema necessidade” para o Estado.

Deputada defendendo criação de semana educativa. (Foto: Renata Volpe, Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Nova York processa EUA após corte de subsídios a escolas por política de gênero

Parque Ayrton Senna

Defensoria Pública realiza evento cultural para crianças e adolescentes neste sábado

Mulher é presa em flagrante com pistola em ônibus intermunicipal

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Trump sinaliza que Maduro ofereceu concessões para aliviar tensões com os EUA

Últimas Notícias

Esportes

Equipes da Supercopa de Vôlei fazem treino aberto ao público nesta sexta-feira

Os times treinam nesta sexta-feira e no sábado

MidiaMAIS

Campeonato de cubo mágico reúne 60 competidores neste final de semana em Campo Grande

Evento é aberto ao público e será realizado neste sábado (18) e domingo (19); durante a competição, serão realizadas oficinas gratuitas de cubo mágico

Política

Pollon vai à PGR por suposto esquema de vigilância e monitoramento de brasileiros

Reportagem relata sobre um aparato de coleta e análise de dados pessoais e comunicações privadas de brasileiros

Transparência

Juíza mantém prisão de empreiteiro ‘elo’ entre esquemas de corrupção em Mato Grosso do Sul

Genilton da Silva Moreira é peça-chave de investigações contra corrupção em prefeituras do Estado