Pular para o conteúdo
Política

Bandeirantes terá nova eleição em 6 de julho; confira calendário eleitoral suplementar

Eleição suplementar ocorre após TSE negar recurso do prefeito eleito em 2024, com candidatura barrada
Dândara Genelhú -
bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu
Com 53,90% dos votos válidos, Celso Abrantes (PSD) foi eleito prefeito. (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

A eleição suplementar de acontece em 6 de julho, no município a 74 quilômetros de . O presidente do (Tribunal Regional Eleitoral de ), desembargador Carlos Eduardo Contar, definiu a data nesta sexta-feira (30).

A Resolução TRE-MS n. 862 estabelece o calendário da eleição suplementar de Bandeirantes, na 34ª Zona Eleitoral de MS.

TSE manteve inelegibilidade

Em 29 de maio, o Plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgou o recurso do prefeito Álvaro Urt (PSDB), que tentava reverter sua inelegibilidade e assumir o mandato. Assim, Urt recebeu a maioria dos votos para assumir o Executivo nas eleições de 2024. Contudo, teve candidatura indeferida por inelegibilidade.

Por unanimidade, os ministros negaram provimento ao recurso e, agora, Bandeirantes deverá ter eleição suplementar, que será definida pelo TRE-MS.

O relator do recurso foi o ministro André Mendonça, e os demais ministros acompanharam e votaram contra o recurso. Esta foi a segunda vez que ele venceu uma eleição, mas não pôde tomar posse.

Então, decisão do TSE indeferiu a candidatura dele e barrou a terceira candidatura após eleição no município, a 74 quilômetros de Campo Grande. A decisão de 10 de outubro do TSE se baseia na cassação de Urt como do município, em decorrência de infrações político-administrativas entre 2016 e 2020.

Confira como fica o calendário eleitoral:

  • 31/5 a 6/6: convenções partidárias (total de 7 dias);
  • 9/6: último dia para registro das candidaturas;
  • 14/6 a 5/7: início e término da propaganda em geral, salvo rádio e TV (total 26 dias);
  • 15/6 a 3/7: início e término da propaganda no rádio e na TV (total 20 dias);
  • 6/7: dia da eleição;
  • 11/7: último dia para entrega da prestação de contas;
  • 26/7: último dia para o julgamento das contas;
  • 29/7: último dia para a diplomação dos eleitos;
  • 1º/8: último dia para a posse dos eleitos.

Das convenções até a eleição: 37 dias.

Das convenções até a diplomação: 60 dias.

***

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sem salário, anestesistas paralisam e Santa Casa cancela todas as cirurgias eletivas

Operação em SP mira quadrilha suspeita de falsificação de bebidas com metanol

Residencial Jardim Antártica

Inscrições para concorrer a 30 apartamentos no Jardim Antártica já têm data definida

Escritora sul-coreana Baek Se Hee morre aos 35 anos

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

É AMANHÃ: Supercopa de Vôlei tem ingressos a partir de R$ 40; saiba como garantir o seu

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

Número de trabalhadores por aplicativo cresce 25% e chega a 1,7 milhão

Últimas Notícias

Polícia

Polícia descobre entreposto com 3,8 toneladas de drogas e dois veículos furtados são apreendidos

Imóvel está localizado na vila Santo Amaro, em Campo Grande

Famosos

Maurício Meirelles seria ‘pivô de divórcio’ entre Julio Cocielo e Tata Estaniecki; entenda

Maurício Meirelles se pronunciou após ser apontado como ‘pivô’ do ‘divórcio’ de Julio Cocielo e Tata Estaniecki

Transparência

Prefeitura assina contrato para sinalização da Avenida Senhor do Bonfim

A via fica localizada na região norte da capital e ‘corta’ vários bairros da cidade

Cotidiano

Tragédias recentes reforçam cuidado redobrado com crianças em dias quentes e folgas em MS

Diante de fatalidades envolvendo crianças, o que fazer para evitar tragédias em casa?