Pular para o conteúdo
Política

‘Cabe procurar outros parceiros’, propõe Rinaldo após frigoríficos de MS ‘romperem’ com Trump

Mato Grosso do Sul não deve mais exportar carne para o país norte-americano caso o tarifaço de Trump se concretize
Fábio Oruê, Anna Gomes -
Rose Modesto vanessa gestão br-163 carne
Deputado Rinaldo Modesto (Podemos). (Arquivo, Jornal Midiamax)

pode ter que procurar outros parceiros comerciais para exportar a carne produzida no Estado, caso a taxação de 50% aos produtos brasileiros imposta pelo presidente Donald Trump se concretize e passe a valer a partir de 1º de agosto.

Esse é um panorama traçado pelo deputado estadual (), após os frigoríficos de MS ‘romperem’ com os EUA e anunciarem a pausa nas exportações de carne ao país.

“Carne é uma das matrizes econômicas mais fortes do nosso Estado. Cabe a gente procurar outros parceiros comerciais, mas enfim espero que essa situação seja resolvida quanto antes”, diz o parlamentar ao Jornal Midiamax.

Para Modesto, Trump usa as medidas para pressionar e negociar com os países e que “depois volta atrás” das decisões. “Ao mesmo tempo, acaba misturando essa questão comercial, que faz parte dos tratados entre os países, com uma questão política”, diz.

Segundo o deputado, as questões políticas que envolvem toda a movimentação de Trump devem ficar no âmbito nacional. “Acredito que nós é que devemos resolver aqui. Até porque o Brasil, com mais de 210 milhões de brasileiros, é uma democracia e temos a justiça. Eu vejo que nós é que temos que resolver os nossos problemas internos”, avalia o parlamentar.

trump lula
Presidente dos EUA, Donald Trump (Divulgação, Casa Branca)

Produção de carne continua normal

A decisão dos frigoríficos em MS em suspender as exportações de carne bovina aos Estados Unidos pode baixar o preço da proteína no mercado interno. Entretanto, o Governo do Estado vê como grave a perda de competitividade das cadeias produtivas do Estado com o tarifaço.

Apesar da medida, o Sincadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de MS) reforçou ao Jornal Midiamax que as plantas frigoríficas continuam com os abates normalmente. Porém, a exceção seria para as que estão habilitadas a enviar ao mercado norte-americano, que devem reduzir as escalas de abates.

Assim, conforme o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, uma das alternativas seria vender essa carne bovina para o mercado interno, o que poderia aliviar o preço no bolso dos sul-mato-grossenses. Outro ponto de alerta seria o tempo de demora para conseguir exportar parte desta produção para outros países. 

“A gente não consegue colocar esse produto rapidamente em outro mercado internacional. A consequência seria colocar esse produto no mercado interno sul-mato-grossense, mercado interno brasileiro, o que obviamente pode haver um aumento de oferta e também uma redução de preço e, na sequência, até uma redução de preço da arroba do boi aos produtores. Por isso que é tão preocupante esse tarifaço”, explicou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mansão de Ana Castela tem ‘quarto das Barbies’, decoração com presentes de fãs e 110 chapéus; veja

‘Aqui é bar, não boate’: Boteco da Afonso Pena proíbe influencer de fazer dancinha e causa climão

CPMI do INSS retira de pauta quebra de sigilo do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de folga no fim de ano

Últimas Notícias

Brasil

PM acusado de matar Leandro Lo retoma patente e voltará a receber salário após decisão judicial

Defesa do tenente alegou que demissão antes do julgamento representava punição antecipada

Cotidiano

Ônibus da linha 080 quebra e trabalhador chega atrasado no serviço: ‘levei advertência’

Um ônibus sanfonado chegou a dar 'suporte', mas nem todos os passageiros conseguiram entrar

MidiaMAIS

Luan sem Grana e Ana Costela se encontram em churrasco em MS: ‘cópias perfeitas’

Gravado em MS, vídeo da interação passa das 9 milhões de visualizações e tem confundido internautas nas redes sociais

Le Blog Maria Antonia

Anitta se encontra com rei Charles III durante evento na Inglaterra

A artista esteve acompanhada do Cacique Raoni e de outros líderes indígenas, reforçando o compromisso com causas ambientais e o diálogo intercultural.