Pular para o conteúdo
Política

Câmara aprova obrigatoriedade de bebedouros em parques de Campo Grande

No total, os vereadores analisaram 14 projetos durante a sessão desta terça-feira
Anna Gomes -
camara
Plenário da Câmara de Campo Grande. (Fabio Oruê, Jornal Midiamax)

Vereadores de aprovaram o PL que obriga o município a instalar bebedouros em praças e parques da Capital. No total, 14 propostas foram aprovadas durante a sessão ordinária desta terça-feira (9).

Além da instalação de bebedouros em praças e parques, também foram aprovados o Projeto de Lei de manejo populacional de cães e gatos e a reorganização do Conselho Municipal de Turismo.

Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 11.802/25, da vereadora Luiza Ribeiro (PT), que determina a instalação de bebedouros públicos nas praças e parques do Município de Campo Grande, com o objetivo de promover o acesso à água potável e incentivar a hidratação da população. A proposição, conforme justificado pela vereadora, visa atender a uma demanda importante da população. Ela cita que leis semelhantes já estão em vigor em outros municípios brasileiros.

Também em primeira discussão, segundo a assessoria de imprensa da Câmara, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 11.892/25, que institui em Campo Grande o projeto “Voluntários da Saúde”, com a finalidade de promover ações educativas, preventivas e de triagem básica em saúde física e mental, e de promoção do bem-estar psicossocial, junto à população, por meio da atuação de profissionais e estudantes voluntários da área da saúde. As ações do projeto serão realizadas, prioritariamente, em espaços públicos como escolas, praças, unidades de saúde, centros comunitários. A proposta é do vereador Dr. Victor Rocha ().

Já em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 11.698/25, que institui o Dia Municipal do Johrei, a ser comemorado no dia 15 de junho. Conforme a proposta, entende-se por Johrei o método de canalização da Energia Espiritual (Luz Divina), considerado um ato sagrado, uma oração para purificação do espírito, capaz de transformar a desarmonia espiritual e material em harmonia. A proposta é do vereador Flávio Cabo Almi (PSDB).

Urgência

Em regime de urgência, em turno único de discussão, os parlamentares aprovaram ainda outras 11 propostas em Plenário. Foi aprovado o Projeto de Lei n° 11.997/25, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a reorganização do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Campo Grande) e dá outras providências.

Ainda em regime de urgência, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 569/25, que cria a Medalha “São Carlo Acutis”, a ser concedida aos jovens que, no meio católico, tenham desenvolvido relevantes atividades no âmbito do município de Campo Grande/MS e dá outras providências.

Também em única discussão, foi aprovado o Projeto de Lei n° 11.907/25, que denomina “Praça Izidora de Souza Miranda” a praça denominada Lote 1, situada na quadra 45 do parcelamento Paulo Coelho Machado, no bairro Centro Oeste. Izidora é considerada uma figura emblemática do bairro Paulo Coelho Machado, pela sua dedicação à família, aos amigos e à comunidade, sempre envolvida em campanhas para arrecadação de agasalhos e outras ações sociais. Ela faleceu em fevereiro deste ano, aos 92 anos. A proposta é do vereador Junior Coringa (MDB).

Em Plenário, foi aprovado ainda o Projeto de Lei n° 11.115/23, de autoria dos vereadores Luiza Ribeiro e Wilson Lands (Avante), que institui o Programa Permanente de Manejo Ético Populacional de Cães e Gatos e bem-estar no Município de Campo Grande. O Programa tem como objetivo promover o bem-estar animal das espécies canina e felina, para garantir a saúde de pessoas, animais e o meio ambiente, viabilizando a melhora da qualidade de vida das populações humana e animal e o equilíbrio ambiental no município.

Reconhecimento

Foram aprovados ainda dois Projetos de Decreto Legislativo n° 3.051/25 e n° 3.053/25, de autoria do vereador André Salineiro (PL), concedendo a Medalha Dr. Arlindo de Andrade Gomes a Flávio Renato Rocha de Lima e Francisco José Albuquerque Maia Costa, o Chico Maia. Os dois foram vice-prefeitos da Capital, também já foram vereadores e presidiram a Câmara Municipal.

Ainda por proposição do vereador André Salineiro, foi aprovado Projeto de Decreto Legislativo n° 3.058/25, concedendo a Medalha “Destaques da Década de Reconhecimento – Juvêncio César da Fonseca” ao Coronel Adib Massad (in memoriam). Ele destacou-se pela carreira na área da segurança pública, comando batalhões, companhias e grupos especiais, além de Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Coronel Adib faleceu em 2021 e a honraria será entregue a seus familiares.

Os vereadores aprovaram também o Projeto Decreto Legislativo n° 3.062/25, do vereador Landmark, concedendo a Medalha “Dr. Arlindo de Andrade Gomes” a Paulo Henrique Nogueira Biscola. O homenageado é pesquisador na Embrapa Gado de Corte, situada em Campo Grande, há 18 anos, atuando no CiCarne (Centro de Inteligência da Carne Bovina).

Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 3.066/25, de autoria do vereador Carlão (PSB), que outorga a Medalha “Dr. Arlindo de Andrade Gomes” à servidora pública da Rede Municipal de Ensino, Camilla Abrão Nogara.

Foram aprovadas ainda duas propostas concedendo título de Visitante Ilustre da cidade de Campo Grande. O Projeto de Decreto Legislativo n° 3.063/25, de autoria do vereador Professor Riverton (PP), concede o título a Fernando Castro Maroni, que foi Supervisor da Seleção Brasileira de Vôlei Masculina entre 2017 e 2024.

Por fim, foi aprovado em Plenário o Projeto de Decreto Legislativo n° 3.064/25, proposto pelo vereador Silvio Pitu (PSDB), que concede a honraria para a professora Girlane Souza da Silva Sereno, fundadora da Igreja Verbo da Vida em Araguaia, Tocantins.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dourados discute a gestão sustentável de recursos hídricos da Bacia do Rio Paraná

POLLON

Deputado de MS quer limitar poderes de Lula concedidos à Janja por decreto

Empresas de MS são alvo de operação que rastreia origem do metanol em bebidas alcoólicas

Falhas na engenharia do submersível Titan causaram implosão, diz relatório

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Embriagado: condutor que tombou carreta de cimento na BR-262 é preso

Últimas Notícias

Política

Câmara realiza audiência pública para debater valorização dos servidores da educação

O encontro vai contar com representantes sindicais, profissionais da área e Secretaria Municipal de Educação

Cotidiano

Reprovou na prova prática? Detran libera consulta das faltas por aplicativo em MS

Segundo o próprio Detran, antes o processo era mais burocrático e exigia solicitação de laudo por meio da ouvidoria

Famosos

Tá certo? Mateus Solano dá tapa e derruba celular de fã no teatro: ‘Agredida’

Fã alega ter ficado “machucada” com tapa que Mateus Solano deu para evitar a filmagem durante uma peça de teatro em Santa Rosa (RS); veja o vídeo

Cotidiano

Agora é lei: Renais crônicos são considerados pessoas com deficiência em MS

Reconhecimento assegura direitos aos renais crônicos, facilitando o acesso a benefícios e serviços