A Câmara de Campo Grande vota um projeto de Lei que tenta barrar as enchentes da Capital. A proposta, chamada de ‘Cidade Esponja’, será analisada na sessão desta quinta-feira (9), no plenário da Casa de Leis.
O PL é do vereador Fábio Rocha, do União Brasil. O modelo de planejamento urbano busca absorver, armazenar e filtrar a água das chuvas de forma natural, utilizando infraestrutura ecológica e soluções baseadas na natureza.
“Nossa cidade vem sofrendo com as chuvas, então este projeto visa trazer soluções para esse problema crítico”, afirmou o vereador Fábio Rocha, salientando o foco no gerenciamento sustentável das águas pluviais. A proposta recebeu uma emenda do vereador Jean Ferreira (PT), incluindo o conceito de “Jardins de Chuva”, que prevê drenagem sustentável para reter, temporariamente e absorver o escoamento da água da chuva, utilizando vegetação adaptada a solos encharcados.
Ainda nesta sessão, serão analisadas mais duas propostas. Os vereadores votam o PL que institui a Avenida Calógeras, entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Barão do Rio Branco, como Área de Interesse Cultural do Município de Campo Grande. A proposta é dos vereadores Ronilço Guerreiro (Podemos) e Epaminondas Neto, Papy (PSDB), assinada também pelos vereadores Jean Ferreira (PT) e Beto Avelar (PP).
Na justificativa, consta que “a Avenida Calógeras é uma das mais antigas da Cidade de Campo Grande, e que ainda mantém uma parte da nossa história” e acrescenta que “uma das razões deste Projeto é justamente estimular o comércio da Calógeras”. “Este projeto faz parte de uma construção coletiva para levar pessoas à região central”, disse o vereador Ronilço Guerreiro. Ele lembrou que a Calógeras faz parte da nossa história, da nossa cultura, citando o objetivo de levar gastronomia, artesanato e economia criativa para o local.
Ainda será votado o Projeto de Lei 11.940/25, do vereador Otávio Trad (PSD), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Campo Grande, o evento “Costelão Fogo de Chão”, realizado pela Fundação de Rotarianos de Mato Grosso do Sul, que ocorre no 1º domingo do mês de agosto de cada ano.
Palavra Livre
Conforme a assessoria de imprensa da Câmara de Campo Grande, durante a sessão, o produtor cultural de Campo Grande, Daniel Escrivano, com mais de 25 anos de experiência na produção de eventos culturais e artísticos, pós-graduado em Marketing Digital e formado em Publicidade e Propaganda, vai falar na Tribuna sobre o Projeto de Lei 12.092/25, que institui, no calendário oficial de eventos do município de Campo Grande, o Fesmorena (Festival Estudantil de Música Autoral de Mato Grosso do Sul). A proposta é do vereador Landmark (PT), autor do convite para o produtor falar na Tribuna.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)