A Câmara Municipal de Corumbá realiza na próxima terça-feira, 21 de outubro, uma audiência pública para debater a reativação da Malha Oeste. A ferrovia que liga Corumbá (MS) a Mairinque (SP) está inativa há 10 anos.
O evento, intitulado “MS de Novo Nos Trilhos”, ocorrerá a partir das 08h30, no Plenário da casa legislativa.
O objetivo do debate é discutir o cenário da ferrovia, que passará por uma nova licitação no 1º trimestre de 2026. Segundo o documento da Câmara, a necessidade da nova licitação se deve ao fato de o Tribunal de Contas da União (TCU) ter negado a renovação do contrato atual com a empresa Rumo.
Conforme a Câmara, o município pantaneiro é ponto estratégico de integração ferroviária com a Bolívia, essencial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis. “A Malha Oeste está subutilizada e em más condições há anos, o que afeta o desenvolvimento do Centro-Oeste, e estas audiências visam planejar investimentos bilionários em recuperação dos trilhos, pontes e terminais, e definir novos modelos de operação mais eficientes”, destaca nota.
A audiência pública é de autoria do vereador Roberto Gomes Façanha.
O convite é assinado pelo presidente da Câmara de Corumbá, Ubiratan Canhete de Campos Filho. Serão emitidos certificados de 4 horas aos presentes.
Malha Oeste foi debatida em Campo Grande
Em agosto, audiência pública na Câmara Municipal de Campo Grande debateu a reativação da Malha Oeste. O encontro teve como objetivo discutir a importância estratégica da retomada do transporte ferroviário para a economia local, a geração de empregos e a integração logística de Campo Grande com a Rota Bioceânica.
A iniciativa da audiência foi liderada pela vereadora Luiza Ribeiro e pelo presidente da Casa, Epaminondas Neto (PSDB), atendendo a uma solicitação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru e Mato Grosso do Sul (STEFBU), do deputado estadual Zeca do PT e do deputado federal Vander Loubet (PT).
O debate foi contou com a presença de autoridades e especialistas, incluindo o ex-ministro José Dirceu; o coordenador nacional dos Corredores Bioceânicos, João Carlos Parkinson de Castro; e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), Paulo João Estausia, além de deputados e representantes do governo estadual.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.