Pular para o conteúdo
Política

Camila Jara vira alvo de representação na Corregedoria após empurra-empurra com Nikolas Ferreira

Partidos PL e Novo apresentaram documento contra a deputada de MS, alegando suposta agressão ao deputado de Minas Gerais
Thalya Godoy -
Deputada federal Camila Jara (PT). (Claudio Reis / Câmara dos Deputados)

A deputada federal sul-mato-grossense Camila Jara (PT) virou alvo de representação na corregedoria da Câmara dos Deputados, por quebra de decoro, com pedido de suspensão cautelar do mandato. A medida se baseia na suposta agressão da congressista contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), durante a ocupação da Mesa Diretora, na noite de quarta-feira (6). 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Os dois trocaram um empurra-empurra que viralizou na internet. Políticos bolsonaristas ocuparam o plenário da Câmara Federal nos dias 5 e 6 de agosto em uma tentativa de pressionar a votação do projeto da Anistia, aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. 

A oposição iniciou uma mobilização depois que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a cumprir prisão domiciliar por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) após o descumprimento de medidas cautelares, como uso de redes sociais de terceiros para participar das manifestações no último domingo (5). 

Após a briga entre os deputados, os partidos Novo e PL protocolaram um documento contra Camila Jara, nesta sexta-feira (8). O líder do Partido Liberal na Casa de Leis, Sóstenes Cavalcante (PL), afirmou que a “agressão covarde contra o deputado Nikolas Ferreira não ficará impune”. 

O político defende que o vídeo mostra um “um pelas costas”, “um deputado caído” e “uma deputada rindo e zombando depois”. 

As imagens mostram quando Nikolas foi segurado por colegas quando se desequilibra. A deputada se aproxima pela lateral e, ao mesmo tempo, o presidente da Mesa Diretora, Hugo Motta (Republicanos-PB), se levanta e empurra a cadeira para atrás, na direção do deputado mineiro. 

“Violência NÃO é argumento. Imunidade parlamentar não é salvo-conduto pra agressão. Estamos vigilantes. E vamos até o fim”, prometeu o líder do PL. 

Camila nega confissão

Após a repercussão do vídeo publicado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), a deputada Camila Jara nega que tenha confessado uma agressão, como aponta o colega parlamentar em publicação no Instagram, após o empurra-empurra na Câmara Federal.

Em nota, a parlamentar explica que a gravação do vídeo aconteceu na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), durante o evento do PNE (Plano Nacional de Educação) — que contou, inclusive, com a presença da deputada federal Tabata Amaral (PSD-SP).

“Na gravação, Camila conversa de forma descontraída sobre um conselho que ouvia da mãe na infância — de não bater nos colegas, mesmo quando discordasse — e que leva como princípio. A pergunta ‘como está Camila?’ referia-se ao seu estado de saúde após o tratamento contra o câncer de tireoide”, traz o texto.

‘Narrativa falsa’

Assim, a deputada alega que Nikolas tenta construir uma narrativa falsa e utiliza uma “máquina de ataques e ódio da extrema-direita”. Em entrevista na manhã desta sexta-feira (8), a deputada chegou a comentar sobre a reação ao vídeo.

“Eles querem inviabilizar até as nossas brincadeiras. Tipo, a mamãe ensina que a gente não pode bater no coleguinha na Câmara. Às vezes dá vontade? Dá vontade, mas não vamos bater nos coleguinhas, tá bom?”, opinou.

Além disso, ela contou que os deputados do PL formaram uma barreira na Mesa Diretora da Câmara e impediam outros parlamentares de ter acesso ao local. Camila foi a única que conseguiu furar a barreira, após ter que passar por baixo das pernas do deputado Zé Trovão (PL-SC).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bebê de 11 meses morre na Santa Casa após se afogar em piscina de plástico

Thiago Silva faz de voleio no último lance e salva o Fluminense diante do Juventude

Gasolina comum registra diferença no preço de 9,56% a 14,87% em Campo Grande

Vitória ganha clássico do Bahia e fica a três pontos do Santos na luta contra o rebaixamento

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Leilão oferece lote único de 60 toneladas de restos de veículos em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Trabalhador rural perde a visão enquanto cortava lenha no Pantanal do Paiaguás

Aproximadamente 120 km via fluvial da área urbana de Corumbá

Mundo

Morre Ace Frehley, guitarrista fundador do Kiss, aos 74 anos

Quando a formação original do conjunto foi introduzida no Hall da Fama do Rock em 2014

Cotidiano

EMHA convoca suplentes selecionados para a Vila da Melhor Idade

Edital Informativo também tornou público a relação de pessoas desclassificadas do processo

Brasil

Quilombolas lançam NDC própria e cobram inclusão na política climática

Documento propõe que o Estado brasileiro reconheça os territórios quilombolas