Pular para o conteúdo
Política

Caravana com 500 indígenas e lideranças políticas de MS participa de assembleia em Brasília

Acampamento Terra Livre ocorre todos os anos desde 2004 e conta com indígenas de todo o Brasil
Fábio Oruê, Marcus Moura -
indígenas
Demarcação é a principal demanda dos indígenas de MS (Divulgação)

Cerca de 500 indígenas de diversos povos em estão em para o Acampamento Terra Livre, a maior Assembleia dos Povos e Organizações Indígenas do Brasil. O evento ocorre durante toda a semana.

Levam as demandas dos indígenas sul-mato-grossenses para a assembleia o representante executivo da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) em MS, Alberto Terena, e o coordenador do Conselho do Povo Terena de MS, Valcelio Figueiredo Terena.

Neste terça-feira (8), os indígenas participaram de uma marcha contra o Marco Temporal. Segundo a ex-subsecretária de Políticas Públicas dos Indígenas de Mato Grosso do Sul, Silvana Terena, a principal demanda dos povos do Estado é a .

O evento deve reunir 9 mil indígenas do Brasil e também com representantes a nível internacional. Ao todo, 8 ônibus e carros saíram de MS com destino à Brasília, com cerca de 500 indígenas. O ATL (Acampamento Terra Livre) ocorre anualmente desde 2004, no mês de abril, no Distrito Federal.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

“[…] em pauta a educação escolar indígena, saúde e demarcação do nosso território. Então nós estamos aqui até sexta-feira pautando isto para entregar para várias organizações, instituições governamentais para que as nossas pautas sejam aí encaminhada de uma forma que dê resultado”, diz Alberto Terena.

apib
Mulheres indígenas de MS (Divulgação)

Da aldeia Aldeinha, em , a educadora e pesquisadora Évelin Hekeré representa também as mulheres indígenas de Mato Grosso do Sul. “[…] é uma grande reunião com as grandes lideranças de vários povos de todo o Brasil para discutir nossas demandas e nossas cidades. Então, hoje, a mulher terena está sendo representada aqui dentro desse espaço de Brasília, buscando melhorias para nossas comunidades, nossas crianças, nossas anciãs”, diz.

Acampamento Terra Livre

O 21º Acampamento Terra Livre começou na segunda-feira (7) e vai até sexta-feira (11). A mobilização está estruturada em cinco eixos: “Apib Somos Todos Nós”, “Resistência e Conquista”, “Desconstitucionalização de Direitos”, “Fortalecendo a Democracia” e “Em Defesa do Futuro – A Resposta Somos Nós”.

Entre os temas debatidos na plenária principal do ATL estão os conflitos em territórios indígenas, a criação da Comissão Nacional da Verdade Indígena, a Câmara de Conciliação do STF (Supremo Tribunal Federal), a transição energética justa e a resistência LGBTQIA+.

Nesta terça e na quinta-feira (10), os povos indígenas marcham pelas ruas da capital federal nos atos “Apib Somos Todos Nós: Nosso Futuro Não Está à Venda” e “A Resposta Somos Nós”. Além disso, serão lançados um documentário sobre os 20 anos da Apib e a Comissão Internacional Indígena para a COP30.

O Acampamento Terra Livre é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e suas sete organizações regionais de base: Apoinme, ArpinSudeste, ArpinSul, Aty Guasu, Conselho Terena, Coaib e Comissão Guarani Yvyrupa. Segundo a Apib, são esperados entre 6 e 8 mil indígenas de mais de 200 povos para a mobilização.

apib
Esta é a maior assembleia indígena do Brasil (Divulgação)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Último dia: processo seletivo oferta vagas para coveiro e pedreiro em Campo Grande

Explosão em rede elétrica acorda vizinhança em Dourados e deixa casas e clínicas sem energia

Bandidos rendem Gracyanne Barbosa e roubam carro de R$ 800 mil: ‘Arma na cabeça’

Uruguai aprova lei de eutanásia por ampla maioria no Senado

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Câmara vota veto que proíbe reduzir linhas de ônibus nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Brasil

Barroso passa mal e é internado em hospital de Brasília

Ministro do STF foi submetido a vários exames médicos para verificar suspeita de virose

Política

MS propõe parcelamento e desconto de dívidas de ICMS e outros débitos até 60 vezes

Projeto de Lei permite adesão até dezembro de 2025 e oferece descontos de até 80% em multas e 40% em juros para quem quitar dívidas com o Estado

Política

Petição que pede intervenção do Consórcio Guaicurus vai ao Terminal Bandeirantes nesta quinta

Uma equipe estará no local realizando a coleta de assinaturas contra a empresa responsável pelo transporte público da Capital

Brasil

Câmara aprova PL que endurece pena para crimes de exploração sexual contra menores

Projeto faz parte do pacote de propostas legislativas pautado por Motta em celebração ao dia das crianças