O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) quer assumir a presidência do partido para não ‘deixar morrer’ a sigla em Mato Grosso do Sul.
A presidência provisória está sendo comandada pelo deputado federal Geraldo Resende até 21 de outubro, quando o diretório nacional vai indicar os presidentes dos ninhos tucanos em todo o Brasil.
Uma debandada é prevista do PSDB em março do ano que vem. A sigla tem a maior bancada na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul): Lia Nogueira, Caravina, Jamilson Name, Paulo Corrêa, Zé Teixeira e Mara Caseiro.
Destes, há a possibilidade de ficar apenas Lia e Caravina, com a alternativa de ser mais uma via de apoio à reeleição do governador Eduardo Riedel (PP).
Contudo, Riedel deixou o PSDB e se filiou ao PP um dia após o presidente nacional do ninho tucano, Marconi Perillo, vir a Campo Grande.
Ao Jornal Midiamax, Caravina afirmou a vontade de assumir a presidência do PSDB. “Se for algo que dê para gente tocar, eu tenho interesse. Agora, se a gente sentir que o partido também não tem interesse, que o Estado tenha uma musculatura, vou ficar fazendo o quê no partido?”, refletiu.
Entretanto, o deputado faz uma análise do cenário atual do PSDB para os próximo ano. “O partido tem quatro vereadores que querem ser candidatos a estadual e federal. Nós temos pré-candidatos com vários princípios grandes, o PSDB é o único partido que tem essa capacidade. Se você pegar o PSD, você tem que começar do zero, apenas o Pedrossian Neto como deputado, o Barbosinha como vice-governador e o senador Nelsinho. Se abandonar o PSDB, estará jogando fora uns 100 mil votos em 2026”, analisou.
Ele disse ainda que tem visto possibilidade de nova filiação, caso realmente o PSDB não seja ‘reanimado’. “Pode ser PP, talvez. O MDB tem um posicionamento meio antagônico no nível nacional. Eu não apoio o PT. O PP é o partido do nosso governador, com quem eu tenho uma ligação, então pode ser. Mas eu gostaria muito que o PSDB tivesse chapa. Acho que é um partido muito grande para se acabar.”
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)