Pular para o conteúdo
Política

Comissão do Senado aprova ratificação de registro de terras em fronteiras

Tereza Cristina é relatora da matéria na CRE do Senado
Dândara Genelhú -
tereza cristina
Tereza Cristina durante sessão da CRE. (Edilson Rodrigues/Senado)

Nesta quarta-feira (14), a CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) aprovou a ratificação de registros de terras da União em faixa de . O texto substitutivo tem a senadora (PP) como autora.

Assim, o PL (Projeto de Lei) nº 4.497/2024 segue para a análise da CRA (Comissão de Agricultura). Relatora da matéria, a senadora por Mato Grosso do Sul explica que o texto simplifica os procedimentos de validação de registros imobiliários.

Além disso, “amplia a segurança jurídica de quem ocupa e produz nessas regiões”. Tereza afirma que “o projeto traz estabilidade para produtores e segurança para o próprio Estado, ao estabelecer critérios claros e prazos definidos para a regularização dessas áreas”.

Registros

Proposto pelo deputado Tião Medeiros (PP-PR), o texto altera a Lei de Registros Públicos e a Lei 13.178/2015 — da regularização fundiária na faixa de fronteira.

Com a aprovação, Tereza destaca que as mudanças corrigem vícios antigos de origem dos registros. Estes vícios aconteciam por alienações feitas pelos estados sobre terras devolutas da União ou sem a aprovação do Conselho de Segurança Nacional.

Assim, o projeto substitui “exigências burocráticas” por processos simplificados. Ou seja, os registros de imóveis rurais em faixa de fronteira inscritos até 23 de outubro de 2015 serão automaticamente ratificados.

Para isso, o interessado deverá apresentar o CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural) como prova do cumprimento da função social da propriedade. Então, o documento dispensa a apresentação de outros comprovantes e simplifica o trabalho dos cartórios.

Área superior

Para imóveis com área superior a 2,5 mil hectares, a validação dependerá de aprovação do Congresso Nacional. O prazo para manifestação é de dois anos. Contudo, se não houver decisão nesse período, a aprovação do registro acontece de forma automática.

O projeto também estabelece o prazo de 15 anos para pedido de ratificação — considerando a data de entrada em vigor da lei. Após a averbação, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) recebe comunicado para cumprimento da função social.

Logo, se houver descumprimento, o imóvel poderá ser desapropriado sem indenização. Isso porque o proprietário não teria direito à regularização.

Georreferenciamento

Outra novidade é que o projeto muda prazos e critérios para o georreferenciamento dos imóveis. Se aprovado nas demais comissões e Plenário, o georreferenciamento será obrigatório para qualquer transferência de propriedade rural a partir de 31 de dezembro de 2028.

Já nas áreas de até quatro módulos fiscais — unidade de medida, em hectares, cujo valor é fixado pelo Incra para cada município —, o prazo se inicia quatro anos após a publicação de norma que isente os pequenos produtores dos custos financeiros do processo.

Por fim, Tereza pontua que a proposta une simplificação administrativa e rigor jurídico. “O texto substitui exigências desnecessárias por um sistema mais claro e viável, que reconhece a boa-fé dos proprietários e permite ao Estado agir quando a função social não é cumprida”, afirma.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued